Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

25 junho 2010

A Tríade do Ministério Cristão

Por: João de Brito

O ministério do Senhor Jesus Cristo é constituído de uma tríade ministerial básica: ministério pedagógico, ministério terapêutico e ministério da proclamação - Lc 4:14-22; Mt 9:35. Jesus Cristo desenvolveu o seu ministério de modo amplo e satisfatório, pois a tríade ministerial é suficiente para alcançar os propósitos do Reino de Deus. A Igreja como continuadora do ministério do Senhor Jesus deve considerar seriamente essa tríade e trabalhar no sentido de manter o equilíbrio, de modo que não haja ênfase isolada. Vejamos!

Ministério Pedagógico - “E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos” (v. 15). Jesus ensinava nas sinagogas e o povo ficava maravilhado, pois ele ensinava com autoridade e com unção, o que o distinguia dos escribas (Mc 1:21-22). O Senhor Jesus Cristo continua sendo o Mestre por Excelência, porque ele foi mais além do que apenas transmitir conhecimento ou filosofia, ele transmitiu vida e motivação correta através dos seus ensinos, de modo que até hoje os seus ensinos são impactantes e de rupturas. Jesus foi mais que um teórico, ele vivenciou as experiências humanas (Hb 2:10; 4:15) e por conhecer a problemática humana, a sua mensagem é, ao mesmo tempo, pedagógica, terapêutica e evangelizadora. A sua mensagem é direcionada ao homem como um todo, ou seja, físico, emocional e espiritual.
O ensino de Jesus além de ser impactante é, também, terapêutico, pois contém a força libertadora do homem interior, da alma; liberta o indivíduo da ignorância, dos traumas e da opressão luciferiana. O seu ensino é, também, evangelizador, pois anuncia o Reino de Deus e revela o próprio Cristo.
O Senhor Jesus Cristo escolheu seus discípulos e confiou-lhes o ministério pedagógico (Mt 28:20). Tais discípulos foram preparados, lapidados e santificados para o ministério. Hoje o indivíduo chega na igreja dorme como membro e acorda como apóstolo! Isto é mau e vergonhoso, pois o magistério da igreja acaba ficando em mãos erradas e o que se percebe são drogas filosóficas, teológicas e espirituais que são injetadas nas mentes dos incautos.

Ministério Terapêutico - Jesus Cristo curou pessoas de todo tipo de doença, libertou da opressão e possessão demoníaca e restaurou multidões de deficientes físicos (Mc 1:32-34; Lc 6:17-19). Também Jesus ressuscitou mortos e consolou a muitos. Jesus Cristo foi e continua sendo o maior restaurador de vidas de todos os tempos! Ele ministrou cura física, emocional e espiritual.
O Senhor Jesus disse: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20:21b). Confira: Mt 28:18-20. A Igreja é enviada por Cristo, com a mesma unção, autoridade e ministério. Cristo sendo o Cabeça da Igreja, toda unção, autoridade e ministério que lhe é conferido, é estendido ao corpo. Portanto, a Igreja precisa e deve levar a sério o ministério terapêutico que Cristo conferiu a ela. O poder, a autoridade que Cristo deu à Igreja é real e atual.

Ministério da Proclamação - “E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades” - Mt 9:35. Este texto nos indica e afirma a tríade ministerial de Jesus: “ensinando” - ministério pedagógico, “pregando” - ministério da proclamação e “curando” - ministério terapêutico. Confira, Mt 4:23; Mc 1:39; Lc 4:44.
O Senhor Jesus foi um exímio pregador e que trabalhava de modo completo: pregando, ensinando e curando. Toda a ação ministerial de Jesus atendia essas três áreas. A Igreja como continuadora do ministério do Senhor Jesus, deve, também, enfatizar essas áreas ministeriais de modo equilibrado e eficiente.

O que se percebe em muitas igrejas locais é a ineficiência ministerial resultante, além da falta de preparo, da falta da compreensão do ministério do Senhor Jesus. Às vezes, dá-se muita ênfase em uma determinada área ministerial e despreza-se outras. O labor ministerial deve atender, de modo suficiente e eficiente, as três áreas ministeriais. Destarte, a Igreja deve estimular os seus membros a descobrir qual o seu dom ou dons e qual o seu ministério para que todos sejam frutíferos no Reino e não deixando nada a desejar - Jo 15:16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário