Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

26 junho 2010

Frustração no Casamento

Por: João de Brito

“Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias” – Provérbios 5:18-19.
“Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda” – Provérbios 21:19.
“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba” – Provérbios 14:1.

Quais as causas de frustração no casamento? E como resolver ou superar as frustrações?
O que fazer, então, quando a qualidade relacional da vida conjugal está péssima e as frustrações começam a surgir? O certo é abrir o coração e falar tudo para o cônjuge o que está sentido. Caso não consigam superar, contornar a situação, então deve procurar ajuda.

I – ALGUMAS CAUSAS DE FRUSTRAÇÃO NO CASAMENTO
Muitas pessoas não se prepararam para vida a dois e muitos não estão preocupados com a qualidade de vida conjugal. A vida a dois exige um preparo psicológico, profissional, financeiro e de saúde física e mental. Há pessoas frustradas e com um péssimo currículo conjugal, pois não tem propósitos nobres na vida e não se interessam pela excelência da vida.
Observemos algumas das causas de frustração no casamento:

1. Falta de preparo para a vida a dois, imaturidade;
2. Falta de companheirismo e solidariedade nas tarefas domésticas;
3. Se as pessoas ganham muito pouco e não podem pagar as despesas essenciais, certamente acumularão frustrações que podem gerar brigas e excesso de raiva;
4. O casal vai acumulando mágoas, ressentimentos por pequenas e grandes expectativas às quais o outro não correspondeu. Essas mágoas escondidas costumam explodir ou implodir. E com isto, o casamento pode ir para o espaço;
5. Os sonhos, projetos pessoais que não foram ou não estão sendo realizados;
6. Carência afetiva e satisfação sexual não supridas. A excelência conjugal, a qualidade sexual deve ser buscada de modo muito sério pelo casal;
7. Um não corresponde a expectativa de vida do outro (não é aquilo que imaginava ou queria que fosse).
8. Não há amor. Um dos cônjuges descobre que não tem amor pelo outro e que não há nada que faça surgir amor (amor é afeto e não paixão).

II – TRABALHANDO AS FRUSTRAÇÕES
O que fazer, então, quando a qualidade relacional da vida conjugal está péssima e as frustrações começam a surgir? O certo é abrir o coração e falar tudo para o cônjuge o que está sentido. Caso não consigam superar, contornar a situação, então deve procurar ajuda. Eis algumas considerações para trabalhar as frustrações:

1. O casal precisa ser franco e expor as suas dificuldades e frustrações e procurar superar. Não ser agressivo, mas saber ouvir e analisar as coisas.
2. Procurar ajuda de uma pessoa competente e neutra.
3. Estar disposto a superar as dificuldades e frustrações.

Ficar com uma pessoa que não sente amor por você ou que te causa frustração é a pior coisa da vida, portanto, antes de casar procura conhecer muito bem a pessoa que escolheu para não arrepender depois.
A qualidade relacional da vida conjugal, os fracassos e os sucessos em muito não é responsabilidade de um dos cônjuges, mas dos dois.

III – AS TRAIÇÕES COMO MODO DE SATISFAÇÃO
“Por que, filho meu, andarias cego pela estranha e abraçarias o peito de outra?” – Provérbios 5:20.
“Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros” – Hebreus 13:4.

Nada adianta querer uma outra pessoa só para suprir a carência afetiva ou sexual. De um alguém sem existir amor no coração. Pode acontecer imprevistos ou você se sentirá péssima depois, porque acaba perdendo sua liberdade totalmente.
A traição não resolve nada, apenas dará a falsa ilusão que a pessoa poderá ser mais feliz com seu amante, e é claro que esse amante só quer ser amante mesmo , pois transar com uma pessoa casada é uma coisa, agora colocá-la debaixo de um teto, acordar ao lado dela com bafo de fossa e ouvir ela reclamar de tudo o que é possível é só a mulher ou marido que suporta.

Na relação conjugal necessário saber ganhar e saber perder, e estar disposto a renunciar muitas coisas em detrimento do bem-estar do casamento. A pessoa deve estar disposta a mudar a rotina de vida pessoal e saber pensar e planejar em conjunto. Estar disposta a aprender e a ensinar para crescer junto com seu cônjuge. As frustrações podem ser superadas quando há interesse e disposição da parte de cada cônjuge. A clareza, a honestidade, a humildade e o diálogo são os recursos básicos para a busca da excelência conjugal. Seja feliz com seu cônjuge e busque a excelência da vida conjugal. Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário