Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

25 junho 2010

Desenvolvimento da Inteligência Emocional

Por: João de Brito

“Mas o fruto do Espírito Santo é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei” - Gálatas 5:22-23.

“...porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” - Filipenses 4:11-13.

O que é Inteligência emocional? É um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. A inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos.

I- CONCEITOS DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Daniel Goleman definiu inteligência emocional como:
"...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)

O conjunto destas competências é o que podemos chamar de Inteligência Emocional. Elas têm cinco componentes principais:

Autopercepção – que é a capacidade das pessoas conhecerem a si próprias, em termos de seus comportamentos frente às situações de sua vida social e profissional, além do relacionamento consigo mesmo.

Autocontrole ou Domínio Próprio – capacidade de gerir as próprias emoções, seu estado de espírito e seu bom humor. Gestão pessoal.

Auto-motivação – capacidade de motivar a si mesmo, e realizar as tarefas e ações necessárias para alcançar seus objetivos, independente das circunstâncias.
“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação” - Habacuque 3:17-18 – isto é auto-motivação. Filipenses 4:4: “alegrai-vos sempre no Senhor”.

Empatia – habilidade de comunicação interpessoal de forma espontânea e de harmonizar-se com as pessoas.

Práticas sociais – capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe.
Analisando estes fatores comportamentais que compõem a inteligência emocional, percebemos que eles estão intimamente relacionados ao sucesso e às realizações pessoais.

A Igreja é um grande e bom laboratório para o desenvolvimento destas competências.
Em qualquer área da atividade humana, pessoas com estrutura emocional sólida, conseguem melhor produtividade, e, por isto, destacam-se entre as demais.

Talvez você esteja perguntando: é possível desenvolver a Inteligência Emocional? Vejamos:

II - DESENVOLVENDO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Para desenvolver a inteligência emocional precisa realizar as seguintes tarefas:

Primeiro: Faça uma leitura de suas ações e reações, para compreendê-las e saber qual as suas motivações.

Segundo: Faça uma leitura e reflexão diária acerca de sua vida e atitudes. Emprega o senso crítico.

Terceiro: Emprega a Palavra de Deus (a Bíblia) como Princípio Gerenciador de suas atitudes e como instrumento de mensurar os seus procedimentos.

Quarto: Procura produzir o fruto do Espírito Santo e desenvolvê-los

Quinto: Controlar os resultados até conseguir atingir os objetivos pretendidos. Isto é, controle de qualidade pessoal.

A excelência pessoal exige de cada pessoa um controle de qualidade pessoal. A leitura e reflexão da vida pessoal é um instrumento fundamental para busca da excelência pessoal que manifesta em inteligência emocional. A cura interior e o desenvolvimento das faculdades e competências interiores só poderão acontecer mediante os procedimentos acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário