Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

25 junho 2010

Quatro Princípios Para Uma Vida Conjugal Feliz

Por: João de Brito

"Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?
Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão" - Senhor Jesus Cristo - Lc 6:41-42.

Numa relação conjugal, não um culpado, mas dois culpados. Daí a consideração honesta e cuidadosa das nossas falhas, deficiências e debilidades deve preceder à atenção às falhas do nosso cônjuge.

Há quatro princípios básicos para uma vida conjugal feliz ao longo da vida:
Primeiro princípio: compreensão - esse leva a pessoa amada a:
1. Saber escutar - sem essa sabedoria, seria difícil parar, prestar atenção na outra pessoa, escutá-la de coração e não apenas ouvi-la com os ouvidos? Saber escutar com o coração é uma exigência urgente do amor. Estar inteiro, aqui e agora, quando a outra pessoa fala, pois os ouvidos do coração escutam muito mais.
2. Saber falar - Dizer a verdade, calma e mansamente, ou firme e decididamente, faz parte do crescimento da pessoa. Falar sim ou não na hora certa e do jeito certo. A educação é amiga fiel da verdade, do amor e da paz.

Segundo princípio: perdão e tolerância. Esse leva a pessoa amada a:
1. Saber perdoar - Reconhecer que a pessoa amada é limitada e precisa sempre de ajuda.
2. Saber calar - Se a palavra vale prata, o silêncio vale ouro. O silêncio tem um potencial enorme, pois ele é sempre carregado de amor e de responsabilidade. Aquele silêncio que esfria os ânimos. Calar, quando as ofensas seriam a vontades naturais de contra-atacar. Calar, quando a palavra afiada da outra pessoa vem como flecha, implacável e agressiva. Calar,, mesmo que a razão me favoreça ou que tenha plena consciência do seu direito de reagir. Calar, não como quem sucumbe, mas como quem contorna a situação.

Terceiro princípio: respeito e ternura. Esse leva a pessoa amada a:
1. Saber ceder - Minha razão não pode ser a do outro. Ceder implica renunciar, compreender, tolerar, destruir birras, dar o passo em direção ao outro.
2. Saber qualificar - Ressaltar a virtude em vez de acentuar os defeitos. Saber valorizar as coisas que a pessoa amada faz. Saber fazer um carinho a cada dia. Saber dizer com toda a sinceridade a cada dia: “eu amo você!” Nunca dizer para ninguém os defeitos da pessoa amada. Pois a pessoa amada deve ser respeitada e venerada como a melhor pessoa do mundo para se conviver. Pois foi você quem a escolheu. Isso evita que as pessoas tenham um conceito errado de seu cônjuge.
3. Saber dialogar - Saber falar e saber ouvir. Dialogar implica: saber perguntar, viver o drama e as alegrias da pessoa amada, respeitar o jeito de ser dela, a maneira minha e dela deve estar em sintonia. O diálogo não se resume na fala verbal, mas também nos gestos, exemplos e sentimentos.

Quarto princípio: caminhar com Cristo (João 8:12). Esse leva a pessoa a:
1. Acreditar em Jesus Cristo e no Amor - Quando surge uma relação entre um homem e uma mulher e esses dois conhecem a Jesus Cristo, o Senhor da vida e adotam seus ensinos como princípio gerenciador de sua vida, muitas coisas são superadas com antecipação.
2. Procurar descobrir no cônjuge suas virtudes e competências - Isso faz com que o amor e o perdão multiplica-se entre o casal.

Quando esses princípios estão funcionando em harmonia, o casal experimenta felicidade no casamento. Os cônjuges sentem-se amados, seguros e cheios de vida. São pessoas educadas e sonhadoras. De bem com a vida.
A excelência da vida conjugal exige de cada cônjuge a capacidade de renunciar, de se adequar e de se relacionar de modo inteligente. Portanto, uma leitura da vida pessoal, com fins pedagógicos e terapêuticos, isto é, buscando se conhecer melhor e restaurar
áreas danificadas e corregindo deficiências, é essencial para se obter a excelência conjugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário