Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

25 junho 2010

A Responsabilidade da Mulher Com Missões

Por: João de Brito

"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura (...). estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome expelirão demônios; falarão novas línguas..." - Mc 16:15-18.

Quando o Senhor Jesus Cristo ordenou: "Ide a todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura", esta Ordem era e é para todos os cristãos, independente do sexo, cor, raça, formação escolar, etc.. Portanto, a mulher tem o direito e o dever de participar na Causa Missionária.
Muitas mulheres tem se disposto ao trabalho missionário, mas sendo as igrejas locais com maioria mulher, então o envolvimento deve ser maior. A mulher precisa e deve assumir o seu lugar na Obra Missionária, como na época da igreja primitiva. Diante de Deus a mulher tem uma grande responsabilidade para com Missões e Ele não a inocentará, caso venha negligênciar esta responsabilidade. Portnato, irmãs, vamos encarar a Obra Missionária e Deus, então, estará derramando grandes bênçãos em vossa vida.

I - Em Pentecostes

As mulheres autorizadas a testemunhar acerca do Senhor Jesus Cristo. Dentre os primeiros a serem revestidos com o poder do Espírito Santo, a fim de poder se tornarem testemunhas para Cristo, encontravam-se algumas mulheres - Atos 2:4; 1:8.
Depois que Jesus Cristo subiu ao céu, várias mulheres se encontraram com os outros discípulos no Cenáculo para orarem.
Quando o Senhor Jesus disse em Atos 1:8: " Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo", esta promessa era para as mulheres também. "Todos estes perseveravam unanimente em oração e súplicas, com as mulheres" - Atos 1:14.
Não há nenhuma dúvida. Dentre os que frequentaram a primeira reunião de oração para receber o poder prometido encontravam-se mulheres. Isto quer dizer que a mulher estava ocupando o seu espaço e cumprindo com a sua responsabilidade.
"E todos foram cheios" - Atos 2:4. Para quê? Para cumprirem Atos 1:8: "E ser-me-eis testemunhas." Isto incluia ambos os sexos. O testemunhar é o mesmo que fazer missões! Isto é, a mulher, também, tem a responsabilidade de fazer Missões.

II - As Mulheres Gentias e a Proclamação do Evangelho

As primeiras pessoas a receberem os missionários cristãos, Paulo e Silas, na Europa foram mulheres membros de um grupo de oração. "E num sábado saímos da cidade e fomos à margem de um rio, onde orações estavam sendo feitas, e, assentamos e falamos com as mulheres que lá se encontravam" - Atos 16:13.
Estas mulheres se tornaram os membros fundadores da Igreja em Filipos (Fp 4:1-3). Neste texto, as mulheres são mencionadas como aquelas que "...trabalharam com Paulo no Evangelho". Isto é, fazendo Missões.

a. Lídia

Ela foi a primeira pessoa européia que se converteu. "E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura da cidade de Tiatira, que adorava a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia" - Atos 16:14. Lídia foi uma grande obreira cristã; talvez ela fosse uma daquelas mulheres a quem o versículo se refere: "E rogo-te (...) ajuda aquelas mulheres que trabalharam comigo no evangelho..." - Fp 4:3.

b. Priscila

a Bíblia registra que Priscila explicou ao poderoso pregador Apolo "...o caminho de Deus mais perfeitamente" - Atos 18:24-28. Priscila era a esposa de Áquila, e foi, também, uma grande obreira cristã.
Temos ainda, Febe (Rm 16:2), Júnia (Rm 16:7), Evódia e Síntique (Fp 4:3) que foram, igualmente a Lídia e Priscila, grandes mulheres que dedicaram a sua vida na Causa do Senhor Jesus Cristo.
As mulheres, tanto judias quanto gentias, ocuparam o seu espaço e cumpriram com sua responsabilidade na igreja primitiva. A Obra do Senhor não parou, mas continua, portanto a mulher deve ocupar o seu espaço e cumprir com a sua responsabilidade missionária. Todos nós, tanto homem quanto mulher, devemos abraçar a causa missionária com temor e tremor.

III - A Mulher da Atualidade e Missões

Muitas mulheres da atualidade tem se dedicado à Obra Missionária, tanto direta como indiretamente. Porém, ainda é um número muito reduzido diante do grande universo feminino. É preciso que a mulher amplie sua visão de Reino e da Obra Salvadora, pois agimos conforme a nossa visão da realidade.
A mulher pode fazer missões das seguintes maneiras: a) indo; b) contribuindo; c) enviando; d) orando.
As mulheres podem criar uma "Associação de Senhoras de Apoio Missionário", podem promover festas missionárias para arrecadar fundos para a obra missionária e tantas outras coisas.

A participação da mulher na Obra Missionária é fundamental, mas muitas mulheres estão sem perspectivas quanto ao trabalho missionário. Muitas mulheres buscam justificativas nos afazeres domésticos para não envolver com missões, mas a mulheres da igreja primitiva tinham família e algumas eram comerciantes, como era o caso de Lídia. Nada justifica a indiferença à Causa Missionária!
A mulher tem um grande potencial para realizar a Obra do Senhor e esse potencial muita das vezes é disperdiçado. Se você quer servir na Causa Missionária, mesmo na sua Igreja, junte-se a nós!! Não perca tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário