Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

26 junho 2010

Desenvolva Uma Consciência de Prosperidade

Por: João de Brito

“...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” – João 10:10.
“Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” – João 15:8.

A pobreza e a miséria, o fracasso e a derrota jamais glorificaram a Deus; e são contrários à proposta de vida declara pelo Senhor Jesus Cristo em João 10:10 e na sua Obra redentora.
O princípio essencial de toda vida próspera é o desenvolvimento de uma consciência de prosperidade.
Você precisa se tornar um próspero em seu pensamento para depois conseguir em sua realidade. A pobreza e a riqueza, ambas, são o resultado de um estado de espírito, e o passo mais importante e único que você toma na via para prosperidade é a decisão de mudar seu pensamento, impressionar em sua mente uma convicção inabalável que você pode alcançar seus objetivos de vida abundante. Isto deve acontecer antes de qualquer outra coisa.

PENSE E FIQUE PRÓSPERO
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” – Filipenses 4:8.
“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” – Provérbios 23:7.
“Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem” – Provérbios 27:19.
“Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo...” “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” – Romanos 8:17, 32.

Muitos cristãos não entendem completamente o que Jesus Cristo quis dizer com “eu vim para que tenham vida, e vida abundante”, e as declarações bíblicas acima citadas. Quem percebe clara e plenamente nunca mais será o mesmo. Todos aspectos de sua vida melhorarão drasticamente, especialmente na área espiritual e psicológica de auto-estima, porque você entenderá o que Jesus Cristo quis dizer com “eu vim para que tenham vida, e vida abundante”, pois você irá desenvolver uma consciência, de vida abundante, de prosperidade. Você é a sua Idéia!

DOIS PRINCÍPIOS ESSENCIAIS
O primeiro princípio: usar sua mente corretamente, pois ela é a solução. isto significa que tudo que você é ou será, é o resultado de como você usa sua mente. Nós somos apenas uma mente com um corpo para carregar.
A Palavra de Deus nos ordena fazer a troca do princípio gerenciador da nossa mente. A transformação da nossa vida só acontece quando mudamos o nosso modo de pensar. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...” - Romanos 12:2. “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” – Provérbios 23:7.

O mundo que você vê é a expressão do pensamento, pois primeiramente criamos as coisas em nossa mente, ou seja, desenvolvemos perspectiva para depois factua-las. Inicialmente as coisas são apenas realidades mentais e depois realidades concretas. Sua vida inteira é uma expressão do seu próprio pensamento. E já que a qualidade de seu pensamento determina a qualidade da sua vida, se você melhorar a qualidade de seu pensamento, você irá, inevitavelmente, melhorar a qualidade da sua vida. Por isso a determinação da Palavra de Deus: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” – Filipenses 4:8.

O segundo princípio: é o que nós denominamos de lei de expectativa. Esta lei diz que qualquer coisa que você espera alcançar com confiança, positiva ou negativa, se torna realidade. A Palavra de Deus faz a seguinte declaração acerca do homem: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” – Provérbios 23:7.
Destarte, se você espera ter sucesso convictamente, se você espera aprender convictamente algo de qualquer experiência, se você convictamente espera se tornar próspero com o resultado da aplicação de suas habilidades e competências, e você mantém aquela atitude de expectativas confiantes o tempo suficiente, isto se tornará sua realidade. Esta expectativa dará a você uma atitude otimista e positiva, de modo tal que as coisas irão acontecer do modo que você quer. Você é a sua Idéia!
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” – Hebreus 11:1. As coisas materiais e temporais, acessíveis aos nossos sentidos, são substanciação da realidade de Deus. A fé é o princípio ativo que traz à realidade aquilo que só existe potencialmente em Deus e o exercício da fé é uma prerrogativa de todo crente em Deus.

PASSOS DE AÇÃO
Aqui estão algumas orientações que você pode fazer para praticar imediatamente estes princípios em seu dia a dia:
Primeiro, creia no poder que emana do Senhor Jesus Cristo e comece a pensar de modo positivo, otimista, confiante no seu sucesso pessoal. Descarta todo pensamento de fracasso, de derrota e de incompetência. Acredita sempre no seu potencial e nunca subestime a sua inteligência. Isto é o ponto de partida em desenvolver uma consciência de prosperidade, de vida abundante.

Segundo, tenha atitude própria e desenvolva atitude de expectativas positivas. Procure sempre a excelência nas coisas e na vida. Procure o melhor em toda situação vivenciada. Tenha sempre ciência do que quer e do que irá fazer, jamais aja por impulso, mas tenha certeza, convicção sobre sua atitude.

Terceiro, seja perseverante, pois a perseverança é o indicador que você é uma pessoa de atitude inteligente. “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” – Tiago 1:4.

A vida abundante é um projeto de Deus em Cristo para nós, os seus filhos, mas nem todos desenvolveram uma consciência de prosperidade, pois por muito tempo foi nos transmitido uma cultura cristã de vida miserável, de pobreza intelectual e material; e que uma mente progressista era algo contra a vida cristã. Por muito tempo passamos uma idéia para a sociedade que éramos um povo alienado de tudo. Ora, a pobreza, a miséria, as desgraças da vida, a ignorância e a falta de cultura nunca foram o planejado de Deus para nós, pelo contrário, Ele nos instituiu para ser o Paradigma para o mudo: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” – Senhor Jesus Cristo – Mateus 5:14 e 16.
Vida abundante, prosperidade e vida de vitória é o projeto de Deus para os cidadãos do Reino de Cristo, se você pensa o contrário, então você é cidadão de outro reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário