Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

25 junho 2010

O Significado de Missões

Por: João de Brito

De modo conciso vamos falar sobre o significado de missão. Do ponto de vista da etimologia da palavra, o termo "missão" vem do latim missione e miquere que significa enviar, mandar. No meio cristão o termo "missão" passou a ser empregado no plural, "missões", o que não anula o sentido nem o objetivo. Do ponto de vista conceitual, missão significa a comunicação do Evangelho em amplitude transcultural (Atos 1:8; Jo 20:21; Mt 28:18-20) com eficiência para fazer discípulo do Senhor Jesus Cristo.

O verdadeiro cristão obedece a ordem do Senhor Jesus e pratica missão. O próprio Jesus disse aos discípulos: "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" ( Jo 20:21), isto é, com a mesma missão, com a mesma unção, com a mesma autoridade ou poder. Portanto, o cristão é o continuador do ministério do Senhor Jesus.

Do ponto de vista bíblico, missão tem o significado de ser enviado com o propósito de comunicar as boas novas do Reino de Deus. "E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações" (Mt 24:14; confira Atos 1:8). É levar Cristo ao conhecimento das nações.

Compreendido o significado do termo missão, então chegou o momento de refletir sobre o assunto - missionar: fazer missões, pregar a fé e anunciar as boas novas da salvação a todos os que estão perdidos por esse mundo, e fazer discípulos do Senhor Jesus Cristo. Fazer discípulo de Jesus, requer um trabalho contínuo para preservação da Obra: "Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça..." (Jo 15:15).

São três as maneiras pelas quais podemos praticar missão:
1ª - Indo aos campos missionários;
2ª - Intercedendo pelos que estão nos campos missionários e trabalhando na base de apoio; e,
3ª - Contribuindo para manutenção dos que estão na ceifa dos campos missionários.

Nem todos de nós precisam ir longe para cumprir sua missão, pois a nossa família, os nossos vizinhos, colegas de trabalho, colegas de escola e tantos outros constituem o nosso "campo missionário". Outros são preparados para serem enviados a outras culturas. Qual é o seu envolvimento, comprometimento com missão? O quê você faz no Reino de Deus? Será que O Senhor Jesus está satisfeito com sua atuação no Reino? Ainda é tempo para você servir a Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário