Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

02 janeiro 2011

Projetando Para Uma Vida De Sucesso

Por: João B. de Brito


“Adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não desampare a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. O principio da sabedoria é: adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará” (Provérbios 4:5-9).

Final de ano é época de agradecer pelas conquistas, avaliar desempenho e se preparar para novos projetos e desafios. É por isso que é importante fazer uma análise de nossa atuação em 2010 e estabelecer as diretrizes do que pretendemos alcançar em 2011.

Para obter sucesso devemos definir um foco para a vida, objetivos e traçar estratégias. Saber o que queremos de verdade e fazer planos para obter sucesso são partes integrantes do nosso senso de identidade.

I – PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL PARA UMA VIDA DE SUCESSO

Falta de planejamento e não investir na profissionalização são algumas das principais causas do insucesso na vida pessoal. Com conhecimento e profissionalização, a chance de sucesso é bem maior.

Você está planejando corretamente a sua vida? De um modo geral, o planejamento, é um processo de tomada de decisões que direciona nossos esforços para determinado objetivo, ordenando idéias, estabelecendo métodos e recursos para alcançá-lo, assim como definindo prazo para se chegar lá. Uma vida de sucesso se baseia em metas reais e planejamentos objetivos.

II – PASSOS IMPORTANTES PARA O SUCESSO PESSOAL

1. Tenha um objetivo claro – Pense qual o resultado que você deseja obter e trace um plano estratégico para alcançar seu objetivo.

2. Invista em sua profissão – a concorrência no mercado de trabalho é forte e vence o que tiver melhor currículo e mostrar eficiência profissional.

3. Passe uma imagem profissional segura – saiba vender sua imagem profissional. Passe uma imagem profissional segura, convincente e responsável.

4. Use estratégias de marketing – Aprenda a utilizar o marketing pessoal para colocar sua pessoa no mercado de trabalho. Marketing Pessoal pode ser definido como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.

O reconhecimento de competências e habilidades é fundamental para diferenciar e situar um indivíduo no contexto social em que vive e determina, em grande parte, a maneira como ele estará posicionado para o sucesso profissional e pessoal.

5. Não tenha medo do fracasso - Se você fracassar não ache que a culpa é de seus pais, que é maldição hereditária ou coisa semelhante, mas assuma com dignidade seus erros. Não lamente seus erros, mas aprenda com eles. Tenha ciência de uma coisa: seus erros não definem você. Você não é seus erros!

6. Sempre seja um aprendiz – Não dê uma de Raul Seixas: “Eu nasci há dez mil anos atrás e não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais”, mas tenha a humildade para aprender.

7. Tenha determinação - Em tudo que desejar invista determinação. Tenha determinação em tudo que faz, nunca se deixe levar pelo desânimo, maus pensamentos ou desmotivação. A determinação transforma desejo em realidade, é ela que constrói e vai dando forma no que até então era apenas uma idéia. Tenha ciência de uma coisa: atitude determina altitude. Sua atitude e sua percepção determinam sua vida.

Desafie o impossível, você deve se desafiar a fazer aquilo que hoje você acha que é impossível.

Não existe sucesso sem esforço, dedicação e dor. Vencer é se comprometer. Muitos querem vencer e conseguir ter tudo o que sonham, porém só uma minoria está disposta a se comprometer para que isso aconteça.

Uma vida de desafios é melhor que uma vida de nada. Embora desafios tragam fadiga, desconforto e dor, mas também trazem crescimento e poder.

Desafios extraordinários produzem pessoas extraordinárias! Este é o melhor conceito que constrói uma carreira profissional de sucesso e ao mesmo instante uma vida pessoal feliz. Disse Jesus: “Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23). Acredita mais no seu potencial e veja nos seus desafios a possibilidade para revelar sua capacidade criativa e de superação.

“Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos” (Provérbios 16:3).

Medita nos ensinos do Senhor Jesus Cristo e faça deles princípios motivadores e a plataforma para o seu conteúdo mental. Fazendo assim é graça sobre graça!!! Sucessos!!!

Um comentário:

  1. AMEI PASTOR, MUITO BOM. QUE DEUS CONTINUE TE USANDO PARA NOS ABENCOAR COM PALAVRAS DE SABEDORIA. SEMPRE APRENDO COM VC. AMO VC , ADMIRO E RESPEITO.
    PRA MARLENE- IGREJA AMADA-GAMA DF

    ResponderExcluir