Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

17 julho 2010

Batalha da Mente

Por: João de Brito

Filipenses 4.8 - "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" - Efésios 6:10-11.
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" - Provérbios 4:23.

Há um ditado que diz: “Mente vazia é oficina do diabo”. Isto na verdade é uma realidade, porque as maiores batalhas que enfrentamos é no campo chamado mente. A nossa mente contém um filtro pelo qual passam todas as informações que vão para o nosso homem interior. Esse filtro é constituído de discernimento, senso crítico, conhecimento. Se o nosso pensamento não estiver sendo gerenciado pelos princípios da Palavra de Cristo, sujeira mental entrará na nossa mente e a contaminará.

I - A NOSSA MENTE, LOCAL DE BATALHA ESPIRITUAL E DECISÕES

Mente é o estado da consciência ou subconsciência que possibilita a expressão da natureza humana. 'Mente' é um conceito empregado para descrever as funções superiores do cérebro humano relacionadas a cognição e comportamento. Particularmente aquelas funções as quais fazem o ser humano consciente, tais como a interpretação, os desejos, o temperamento, a imaginação, a linguagem, os sentidos. É na mente que:
  1. Processamos todas as informações que recebemos pelos nossos sentidos;
  2. Elaboramos os conceitos e definições, e fazemos julgamentos;
  3. Tomamos as decisões;
  4. Elaboramos perspectivas e decidimos acerca do nosso futuro.
No campo da mente é que nós nos declaramos derrotados ou vitoriosos.
Você é o resultado do seu conteúdo mental. Provérbios 23:7a - "Porque, como imagina em sua alma, assim é..." “Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem”. Provérbios 27:19.
Se sua mente estiver sendo gerenciada pela Palavra de Deus, certamente você terá pensamentos bons a seu respeito e a respeito das pessoas. Zacarias 8:17 - "Nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ame o juramento falso; porque a todas estas cousas eu aborreço, diz o SENHOR”
Os princípios contidos na Palavra de Deus trazem cura para a alma - Salmo 19:7 - "A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma..."

II - NO CAMPO DA MENTE É QUE SE ELABORAM OS AUTO-CONCEITOS BONS OU RUINS.

Uma pessoa fragilizada, ferida, magoada, traumatizada, amargurada, produzirá uma fé vacilante e uma mente doentia.
O eu interior enfermo, fragmentado só pensa no pior, não vê esperança de mudança em nada, vive sofrendo por antecipação com coisas que nunca existiram e que nunca vão acontecer. O medo contínuo traz um verdadeiro tormento. 2 Timóteo 1:7 - "Pois Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação".
Uma pessoa emocionalmente fraca, fragilizada, pensa e diz: Não posso, não venço, não consigo, não dá certo, enquanto que uma alma curada pensa e diz: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Filipenses 4:13.

O apóstolo Paulo tem um excelente conselho em Filipenses 4:4-7 para que tenhamos qualidade de vida. e alcancemos o sucesso. Vejamos: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, seja conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário