Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

10 janeiro 2011

Reflexão Sobre Administração do Tempo

Administração do tempo é uma ferramenta gerencial, que tanto pode ser utilizada nas empresas quanto na vida pessoal, permitindo a organização de metas pessoais e profissionais com menor dispêndio de energia física e mental. A boa administração de tempo é provavelmente o fator mais importante na administração de si mesmo e do trabalho executado.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou” (Eclesiastes 3:1-2).

A vida é construída de atitude. O texto acima não é uma afirmação fatalística, mas uma explanação sobre o tempo. Aprender a administrar o tempo é uma das ações mais importantes que qualquer pessoa pode fazer para melhorar suas chances de sucesso nos negócios e na vida.

O fatalismo é a concepção que considera serem o mundo e os acontecimentos produzidos de modo irrevogável. E também a crença de que um poder sobrenatural preside a vida cotidiana. É uma doutrina que afirma que todos os acontecimentos ocorrem de acordo com um destino fixo e inexorável, não controlado ou influenciado pela vontade humana; o homem é mero ator no palco da vida, sem poder mudar o papel que ele representa. Também costuma ser confundido com determinismo. Exerceu influência, especialmente, sobre os antigos hebreus e alguns pensadores gregos.

A vida é uma novela e nós é que escrevemos o roteiro e escolhemos os coadjuvantes e cenários. A vida é construída de atitude. “Que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora. Não espera acontecer” (Geraldo Vandré).

Saber administrar o tempo é fundamental para uma vida de vitória. Vitória é a superação de um obstáculo, desafio, é quando conquistamos o que desejamos, e principalmente o domínio de si mesmo e sobre as coisas, é quando alcançamos a plena realização das nossas possibilidades, das nossas aspirações mais justas, superiores e benéficas.

Viemos a esta vida para realizar uma missão, e a realização desta missão é a maior vitória que podemos aspirar. Mas para tanto é preciso saber administrar o tempo!

Muito se perde, por falta de uma boa administração do tempo. Viver é um tempo que vale gastar, por isso é necessário dar o devido tempo a tudo o que fazemos.

Saber viver é saber administrar o tempo. A Palavra de Deus nos alerta que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou” – Ec 3:1-2. A generosidade de Deus não define o tempo para que façamos o que almejamos. É nós, em nossa liberdade, presente de Deus, que decidimos o tempo para cada coisa.

Todos nós queremos viver mais, mas para quê?

Para desperdiçar nosso tempo fazendo coisas que não resultam em nada? Que não nos trazem progresso e felicidade?

A maioria de nós vive trabalhando muito e vendo poucos resultados no final do mês.

Para ter bons resultados na vida é preciso: organização.

Organização é a chave – uma vez que decidimos o que queremos da vida é chegado o momento de organizar as prioridades do que queremos fazendo uma lista em ordem de importância. Nesta lista deve conter tudo o que queremos, com data para realizar. Será a nossa lista de prioridades. Alem da lista de prioridade é preciso fazer uma segunda lista da rotina de afazeres diários.


Estabeleça o que é importante para você, concentre-se nisso e não deixe que os afazeres diários o impeçam de alcançar o que quer. Comece hoje mesmo a planejar seu tempo e realize mais e melhor.

O tempo é o recurso fundamental da nossa vida, a matéria prima básica de nossa atividade. Quando o nosso tempo termina, acaba a nossa vida.

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” – Geraldo Vandré.

E lembre-se: O tempo não é escasso, temos 24 horas, 1.440 minutos, 86.400 segundos todos os dias. É tempo bastante para aproveitar e ser feliz.

Sucessos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário