Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

09 janeiro 2011

Casal de Sucesso

“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo sol...” – Eclesiastes 9:8-9.

O texto acima fala da vida conjugal prazerosa, de satisfação. Os termos “alvas e óleo” são símbolos e indicativos de alegria e de festa. Deus quer e deseja que seus filhos sejam felizes e bem sucedidos na vida conjugal. O sucesso no casamento é o resultado da maturidade, crescimento pessoal. A cura interior é um processo importante para que uma pessoa possa alcançar o sucesso pessoal e conjugal, pois muitos entram na relação conjugal com traumas, complexo e fobias, isto pode levar a pessoa a fazer uma transferência negativa para o seu cônjuge. As violências, abusos e rejeição ao cônjuge tem por causa e motivação, na maioria dos casos, os conflitos interiores. Daí a importância do casal, antes de casar-se, procurar um psicanalista ou conselheiro profissional e fazer cura interior. Também a identificação com a pessoa do cônjuge é fundamental para o sucesso do casal, pois a incompatibilidade é um divisor de relacionamento.

O amor não é a emoção arrebatadora e ofuscante que vemos no mundo da ficção. O amor verdadeiro é afeto que se manifesta em emoção e que se intensifica no decorrer da vida. São os atos pequenos, do dia a dia, a proximidade, que fazem o amor desenvolver e se fortalecer. É partilhar, cuidar e respeitar um ao outro. Com o tempo, cada cônjuge sente-se como parte do outro, onde cada cônjuge não consegue mais visualizar a vida sem o outro a seu lado. Ou seja, tornaram-se uma só carne! Para alcançar o sucesso, os cônjuges devem aceitar as imperfeições e limitações do outro, mas observe bem, não estou falando de imperfeições de caráter!

Dificuldades e conflitos vêm e vão. Fases fervorosas, de intensos desejos, fases mornas, de baixa intensidade. Brigas, momentos felizes. Todo casal está sujeito a passar por isso. Mas o que transforma um casal, num casal de sucesso?

Identificação, afinidade, sedução, amor, compatibilidade de valores e éticos, confiança, liberdade, brincadeiras, tudo isso torna um casal feliz, mas não é aí que reside o segredo de tal satisfação.

O que realmente faz a diferença em uma relação conjugal é a forma como os cônjuges enfrentam os problemas, as dificuldades, como lutam pelas conquistas em meio as tempestades da vida.

A Bíblia Sagrada faz uma bela descrição do amor, observemos:

“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:4-7).

“O amor é forte como a morte” (Cântico dos Cânticos 8:6).

Casais de sucesso discordam. Casais de sucesso mantém sua individualidade mesmo com a intimidade construída. Mantém seus interesses e seus amigos. Casais de sucesso brigam. Entendem as razões do outro e por serem diferentes, tem pontos de vista diferentes sobre muitas coisas. Casais de sucesso perdoam. Crescem juntos. Aquentam os momentos de crise, “das fraquezas tiram forças”. Superam a crise financeira, superam os desafios e as crises.

Casal de sucesso é um sucesso justamente por saber e entender que o amor, mesmo diante de todas as intempéries está alí. Os cônjuges buscam a unidade, dão as mãos, fortalecem o sentimento que os uni, porque sabem que felicidade é construção. Amor é construção. E o sucesso, nada mais é do que empatia, respeito e muito dilogo.


O que faz um casamento ser bem-sucedido?

Primeiro, a chave para o sucesso de um casamento é valorizá-lo enquanto instituição.

Segundo, duas pessoas podem amar e cuidar-se mutuamente, mas sem partilharem um objetivo elevado, nada têm para uni-los definitivamente. Esta união é necessária, pois, além de serem dois estranhos com diferentes personalidades, cultura familiar diferente e tipo de educação, um homem e uma mulher diferem biológica, emocional e psicologicamente, e passarão por muitas transições durante a vida.

Terceiro, confiança no cônjuge. Um casamento bem-sucedido deve incluir confiança. A confiança não vem da noite para o dia; leva tempo para consolidar. Porém, uma vez que esteja consolidado, serve como um sólido alicerce que apoiará o casamento durante qualquer crise.

Confiança significa que uma pessoa demonstrou que seu cônjuge pode depender dela, que ela tem integridade ética para agir corretamente.

Por fim, reserve tempo para discutir a sua relação com seu cônjuge. Partilhe suas metas, suas visões, suas aspirações. Certifique-se de separar tempo não somente para discutir assuntos monetários, profissionais e domésticos, mas também os conjugais. Seja franco e amoroso, compreensivo e valoriza a pessoa de seu cônjuge.

O sucesso é construção, isto é, o casal tem que construir empregando as ferramentas tais como, humildade, simplicidade, respeito, partilha, honestidade, amor e coisas semelhantes a estas.

O sucesso no casamento é o resultado da maturidade, crescimento pessoal.

Sucessos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário