Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

11 janeiro 2011

As Duas Vias

"Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela" (Mateus 7: 13- 14).

Ensino do Senhor Jesus sobre os muitos que andam pelo caminho que favorecem a si mesmos, o caminho da comodidade, e os poucos que aceitam a verdade em busca de segurança eterna, sem se importar com o preço a ser pago.

II - Duas Portas

Larga: Alude ao modo de viver descuidado, acomodado, buscando sempre os “atalhos” para alcançar os objetivos – esse é o caminho que conduz ao tormento eterno – o nome da porta é EGOÍSMO. Fala da religião fácil, desprovida de moral e valores espirituais verdadeiros. Fala daqueles que querem seguir a Deus sem abnegar as coisas profanas. Religião puramente humana, fácil, licenciosa, alienada do Senhor Jesus Cristo. Muitas megas igrejas são apenas um amontoado de pagãos batizados que buscam apenas o próprio interesse. Fala da apostasia nos últimos tempos: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência” (1 Timóteo 4:1-2).

Estreita: Larga o suficiente para entrar uma pessoa de cada vez – Mostra a dificuldade do primeiro passo correto para Deus e para uma vida eticamente correta – A pessoa tem que vencer todas as inclinações naturais, o nome desta porta é JESUS. A porta estreita exige abnegação, visão e atitude ética. “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por minha causa achá-la-á” (Mateus 16:24-25).

Negar a si mesmo é ser desprovido de todo sentimento faccioso como a inveja, vaidade, ciúmes, avareza, soberba, concupiscência da carne, lascívia, ira, desejo de vingança, vícios e outros sentimentos abomináveis ao Senhor. Porque negar-se a si mesmo para seguir as pegadas de Jesus exige desapego, abdicação dos prazeres da carne para viver uma vida espiritual sob a égide do Senhor.

II - Dois Caminhos

Os caminhos são a seqüência das portas, e entrar pelas portas é uma questão de consciência, liberdade e escolha, - A vida passa a ser moldada pela escolha – Não é o destino que determina o nosso futuro, e sim a nossa escolha é determina o nosso futuro e Jesus Cristo é a única escolha e Ele diz em João 14.6: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. O Salmo 1 fala da bem-aventurança daquele que abnega o conselho dos ímpios e faz da Palavra de Deus o seu princípio gerenciador de vida. Só um é o Caminho da Verdade e da Vida, esse é o caminho que o Senhor conhece, feliz de quem seguir por esse caminho pois ficará de pé no conselho dos justos, dos santos, achará prazer dia e noite ao meditar a Palavra do Senhor, e nela como árvore à beira da água corrente, crescerá ao vento.

Caminho largo – porta larga: Comodidade e o conforto do mundo – Bastante espaço para o pecador e seus pecados, contravenções e crimes. Tem uma aparência florida, atraente e sedutora. Porta larga é o ecumenismo religioso que declara ser todas as religiões e práticas religiosas via para se chegar a Deus. A pessoa pode crer no que quiser, hinduísmo, budismo, e qualquer outra religião não-cristã, e ainda assim ir para o céu, desde que seja sincero. É o ecletismo e sincretismo religioso, que estão sendo estabelecidos nas denominações cristãs.

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor, porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade." (Mateus 7:21-23).

Caminho estreito – porta estreita: Não oferece espaço suficiente para que um pecador passe com todo seu volume de iniquidades. No caminho estreito, Jesus Cristo e seu sangue derramado em sacrifício cruz do Calvário é o único modo de alguém entrar no céu. Ele é o único Salvador, o único Messias, e o único caminho para Deus, o Pai. Esse é um caminho espiritual muito difícil de seguir, pois a pessoa só pode ter um Mestre, que é Salvador e Mentor, e que seus ensinos são os princípios únicos de orientação espiritual e moral.

O caminho é estreito, mas à medida que começamos a trilhar por ele, que é Jesus Cristo, ele se alarga, expande, dilata-se, adquire paisagens, glória e traz descanso, segurança e paz. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14.27).

Muitos viajantes na estrada larga e poucos peregrinos na estreita.

Valores do caminho estreito – Arrependimento, santidade, fé, compromisso e abnegação.

Valores do caminho largo – Egoísmo, materialismo, libertinagem, e todas as suas manifestações. “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Provérbios 14:12).

O destino de cada caminho: o caminho espaçoso leva a destruição, estado de penúria, perda de tudo que é valioso para a existência. O fim é a morte eterna. O caminho estreito leva a uma vida sem pecados e sem dor, e vida eterna com Cristo, “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono” (Apocalipse 3:21).

Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna, e lhe é dado de sua plenitude e graça sobre graça (João 1:16).

Só o verdadeiro arrependimento pode abrir a Porta para a comunhão com Deus. Você se encontra em qual dos caminho, Caminho Largo ou no Caminho Estreito?

Jesus Cristo, Jesus Cristo, gritam alto as multidões, quanta gente O tem nos lábios, sem tê-lo no coração! Dessa multidão fiz parte, sem Cristo também andei, mas o Caminho da Verdade um dia eu encontrei!

“Esquecendo das coisas que para trás ficam e avançando para as coisas que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13-14).

Algum dia você já pensou em desistir desse Caminho estreito e apertado? Não desista. Olhe somente para frente e não se esquecendo das palavras do Apóstolo Paulo prossiga em busca do seu prêmio. Esse é o único Caminho onde todos são premiados com a vida eterna.

Sucessos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário