Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

02 julho 2011

Como Ser Feliz

Ninguém é feliz por acaso, mas a felicidade é o resultado de esforços contínuos, lapidando a pedra bruta, o eu, no sentido de viver uma vida plena e intensa. O Senhor Jesus Cristo afirmou: “...no mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo...”(Jo 16.33). Isto significa que Ser feliz não é ter uma vida isenta de perdas, aflições ou frustrações. O grande desafio do homem é ser feliz, mas como ser feliz? A vida é uma escola e, portanto, devemos aprender com as situações de momento e com aquelas que duram longo tempo. Para tanto, devemos encarar a vida como um desafio permanente e buscar crescer como pessoa mesmo nos momentos difíceis.

Ser feliz é ter equilíbrio, é ter controle de suas emoções, é ter consciência existencial mais profunda e crítica, e não permitir se abater pelas crises, mas crescer com elas. As crises são oportunidades para descobrirmos virtudes latentes e aperfeiçoar as nossas competências. O Apóstolo Paulo aprendeu com as situações de crises e de bonança: “...porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” (Fp. 4.11-13).

Ser feliz é viver intensamente a cada momento da vida, é ver e ter a vida como um dom de Deus e que deve ser explorada, vivida com desprendimento, com ternura e não com amargura ou como uma tarefa que não gostaria de realizar. Ninguém é feliz por acaso, mas é resultado de labor; a felicidade se constrói com amor, esperança, fé, determinação, sinceridade, vocação, compromisso consigo mesmo e com a vida. A vida é um dom de Deus e não dá para ser feliz ignorando isso.

Como obter a felicidade e manter-se nela? Esta é uma pergunta que muitos fazem e que não busca a resposta, mas apenas a espera. Como já falei, ser feliz não é um resultado do acaso, mas de labor, de ter a felicidade como um alvo supremo, um ideal de vida. Seguir, apresentarei alguns princípios básicos que encontrei na Bíblia Sagrada, que são essenciais para uma vida feliz.

I- TRANSFORMAÇÃO PELO CONTEÚDO MENTAL

Uma pessoa é gerenciada pelo seu conteúdo mental e, portanto se seu conteúdo mental for bom, nobre, e eficiência, terá uma vida de felicidade, de êxito e produtiva. A Palavra de Deus determina: “...transformai-vos pela renovação da vossa mente...”(Rm 12.2). “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” (Pv 23.7a).

A pessoa que sofre de depressão, angústia, complexo de inferioridade, de rejeição, de incapacidade e complexos semelhantes, tem um conteúdo mental negativo, desmotivador e destruidor. A baixa autoestima é uma prova do conteúdo mental negativo, desmotivador.

O conteúdo mental gerencia todo comportamento de uma pessoa; é ele que controla as ações e reações do indivíduo. É o conteúdo mental que determina o seu sucesso ou o seu fracasso; que determina a sua motivação positiva ou a sua motivação negativa; a sua felicidade ou a sua infelicidade.

Pensamento e pensar são, ao mesmo tempo, uma forma e processo mental, é uma atividade mental. O pensamento é construto e construtivo do conhecimento. O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento. O pensamento é uma força criadora e determinante. Tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar ou realizar. Diante disso é que a Palavra de Deus nos orienta: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp 4.8). Tudo isto fala de excelência de vida, isto é, felicidade, boas motivações e êxito constante.

Transforma a sua vida pela renovação da sua mente, isto é, muda o seu conteúdo mental e terá uma vida feliz, êxito e boas motivações. Há muitas pessoas intoxicadas com lixo mental; vidas travadas, cheias de frustrações. Gerencie seus pensamentos e faça as mudanças necessárias.

II-INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL

O que seria a Inteligência Espiritual? O conceito de inteligência espiritual é amplo. Para mim, a inteligência espiritual é capacidade ou agilidade de perceber valores e conceitos mais elevados acerca do ser, da existência e das relações, e uma consciência existencial mais profunda; é a fonte do bom senso, do equilíbrio, da mansidão, da lucidez profunda. É a terceira inteligência. Isto implica que, ter um alto quociente espiritual (QE) é ter a agilidade de empregar o espiritual para ter uma vida com êxito, felicidade e mais sentido, adequando senso de finalidade e direção pessoal. A inteligência espiritual é propulsora, amplia a nossa cosmovisão e nos faz mais criativos.

O Apóstolo Paulo e sua equipe de ministério estavam orando pelos irmãos em Colossos para que eles estivessem transbordando da Inteligência Espiritual (Cl 1.9). Essa inteligência espiritual não é para ser só ensinada, mas, sobretudo, vivida, experimentada.

O homem, além de biológico, emocional, também possui uma dimensão metafísica e espiritual. O homem por natureza é um ser espiritual e dentro dele há um instinto religioso que o instiga a busca uma relação com alguém que o transcende. Todavia, devemos entender e admitir que existem níveis de espiritualidade, assim como há níveis de consciência. A inteligência espiritual pode ser desenvolvida e alcançar níveis cada vez maiores de excelência. Uma pessoa que desenvolveu e cultiva a inteligência espiritual ela tem o autoconhecimento profundo, domínio próprio e manifesta as virtude: “amor, alegria, paz, longaminidade, bengnidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gl 5.22-23). é conduzida por valores; têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade; têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo; é altruísta e têm compaixão.

O homem que não tem inteligência espiritual, ele rompe na vida até certo limite, pois emprega uma inteligência natural, de um nível inferior. Portanto, ele tem uma vida limitada, pois ao fazer uma leitura da realidade o seu entendimento é limitado e, por isso, rejeita os conceitos. Já o homem que tem a inteligência espiritual, ele é espiritual e, portanto, sua mente é espiritualizada. Para que possamos ter um entendimento correto da vida, da existência, é preciso ter um nível de consciência mais elevado, pois só assim poderemos perceber as coisas em um nível mais elevado, aceitar os conceitos e julgar todas coisas com maior precisão e sem equívoco. Ter mente espiritualizada significa participar da mente de Cristo (1 Cor 2.14-16).

O homem nasceu para crescer, para descobrir, para criar e vencer situações difíceis e inúmeros desafios; e a inteligência espiritual é uma das ferramentas essenciais para o sucesso, para o êxito e uma vida feliz. Desenvolva a inteligência espiritual e verá a diferença em sua vida.

III- SABER FAZER A ESCOLHA CERTA

Se fazermos uma reflexão mais profunda, mais coerente, iremos admitir que somos o resultado da nossa escolha ou então vivemos os resultados da nossa escolha. Diante disso, as nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, por impulso, elas têm que refletir o que a gente é e quer. Se perdêssemos mais tempo pensando na importância das nossas escolhas e nas conseqüências que produzem sofreríamos menos, viveríamos mais e consequentemente seríamos mais felizes. Ninguém é feliz por acaso.

A Palavra de Deus afirma: “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” (Pv 13.20). Portanto, quem quer ser sábio, anda com sábio; quem quer ser vitorioso, anda com vitorioso, com os vencedores; quem quer tem êxito, anda com quem tem êxito; quem quer ser forte, anda com os fortes.

Saber escolher as amizades e saber tomar decisão é essencial para uma vida feliz, pois somos e vivemos os resultados das nossas escolhas! Portanto, é importante estar sempre a fazer uma reflexão, sincera, sobre as nossas escolhas e verificar, atentamente, se o que escolhemos é o correto e bom para nós e para o próximo e se os resultados estão nos propiciando uma vida feliz. Muitas pessoas não avaliam riscos, as consequências. Não pensam em conseqüências e comumente acreditam que não os alcançará. Você acredita em azar, em fatalidade? Muita gente sim, e é justamente este tipo de gente que Diz: O que aconteceu com fulano foi azar. Muitos se tornam fatalistas, viram passageiros do acaso. Mas na verdade, a pessoa vive os resultados de suas escolhas. Não existe azar, fatalidade. O que existe é resultado ou resultados.

Ninguém é feliz por acaso, por uma fatalidade. Felicidade é algo que se constrói. Portanto, saber escolher é essencial para uma vida feliz.

IV- TER OBJETIVOS NA VIDA

O primeiro passo para construir uma vida melhor, mais feliz e mais gratificante é ter objetivos definidos. Uma vida com objetivos definidos revela as convicções de uma pessoa. Convicções fundamentadas em uma consciência existencial profunda e empregadas com a inteligência espiritual. Uma vida sem objetivos nobres, inteligentes, não tem sentido nobre. Os objetivos nos dão a motivação, a expectativa para a vida. “Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão” (Pv 20.13).

Não devemos esperar que as coisas apareçam do nada para nós, mas se queremos uma vida de êxito, de resultados, precisamos planejar, criar situações para que as coisas aconteçam. Devemos provocar situações para as coisas aconteçam, isto é, ter atitudes inteligentes e uma vida com objetivos claros e definidos. Não podemos deixar na mão do acaso o que irá acontecer com a nossa vida! Se podemos fazer algo, e sempre podemos, que o façamos agora, comecemos agora. Através da nossa atitude tornamos os nossos sonhos em realidade.

Para que os objetivos sejam alcançados de modo satisfatório é preciso ter determinação, coragem para empreender, coragem para enfrentar os desafios, obstáculos. É preciso acreditar em seu potencial, sua capacidade produtiva. O Senhor Jesus Cristo afirmou: “Tudo é possível ao que crer”, logo acreditar em Deus e em si mesmo é uma atitude fundamental para o êxito na vida e ser feliz. Veja a vida como possibilidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e seja um empreendedor. Ter objetivos é dar sentido à vida.

V- TER A FELICIDADE COMO UM IDEAL

Ninguém é feliz por acaso, mas ser feliz é o resultado de escolhas inteligentes, de uma vida com objetivos inteligentes, nobres e de uma inteligência espiritual profunda. Gerencie sua mente e viva feliz. O conteúdo mental irá determinar as suas ações, a qualidade de sua vida.

A maior busca do ser humano é a sua felicidade, a sua realização. Felicidade não é uma fórmula que lhe trará resposta para você ser mais feliz. Felicidade é um estado de espírito, e, penso eu, uma questão de fórum íntimo. Ser feliz é olhar para si mesmo após atravessar um deserto, uma tribulação e um rio de lágrimas e dizer para si mesmo: Eu sou feliz! Apenas passei por um momento de avaliação, o que não faz de mim um infeliz na vida. Observemos uma afirmação importante do Apóstolo Paulo: “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos” (2 Cor 4.8-9). “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Rm 8.37).

Ser feliz é estar em um estado de espírito, de equilíbrio e lucidez profunda, de forma tal que os desafios da vida e as necessidades de momento não são capazes de nos tirar de tal estado. Os desafios, tribulações e coisas semelhantes, tem um caráter pedagógico e terapêutico. Portanto, devemos buscar o crescimento mesmo nos momentos críticos da nossa vida.

Ter a felicidade como um ideal, é lutar por ela, é somar esforços para obtê-la e manter-se feliz. A felicidade não é algo que compramos ou ganhamos, mas que conquistamos, construímos. É um estado de realização, de satisfação, resultado de amor próprio, de autoestima elevada.

Concluindo, podemos perceber que a felicidade é um estado duradouro de satisfação completa. E que para ser feliz não há uma fórmula mágica, mas um construir da felicidade. É preciso ter atitude inteligente, de fé, e acreditar em Deus e em si mesmo. É ter a vida como um dom de Deus e querer viver de modo intenso, com fé e muita determinação. Tenha uma vida espiritual plena, liberte-se do vício da ansiedade, tenha amigos vencedores, otimistas, ande com os fortes; fuja dos murmuradores, dos pessimistas. Celebre as vitórias, as conquistas. Compartilhe as vitórias, mesmo as pequenas conquistas, com pessoas queridas. Celebre com entusiasmo, grite, chore, pois uma vida feliz é uma vida de celebração. A sua felicidade está dentro de você! Jesus Cristo quer que você seja feliz, e que tenha uma vida abundante.

Ser feliz não é ter uma vida perfeita, sem dor e sem lágrimas; mas saber usar das situações para crescer e fortalecer e alimentar a esperança e a alegria de viver. Não é só se alegrar com os sucessos e as vitórias, mas saber tirar as grandes lições de cada derrota, frustração, decepção. “...nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado” (Rm 5.3-5). Declare isto, eu sou feliz, eu sou feliz, eu sou feliz!!! Você é feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário