Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

26 julho 2011

Controlando A Sua Vida

Você quer ter um controle melhor da sua vida, focando e entendendo melhor vários aspectos de sua vida? Então leia este texto com muita atenção.

Não se deixe levar pela vida, mas leva a vida com uma gestão inteligente. Exercite o controle e verá que o sucesso será real, pois só depende de você. Não viva na sobra dos outros, mas tenha a sua própria, seja uma pessoa de atitude inteligente. Faça aquilo que quer, aquilo que gosta, ao invés de fazer o que os outros acham que é bonito, e assuma o controle da sua vida. Fazemos muita coisa sem questionar, comandados pelas opiniões alheias.

I - Libertando-se do passado.

Muitas pessoas estão presas ao passado, vivendo de passado e esquecem de viver o presente e de se projetar no futuro. Muitas pessoas continuam se ressentindo de coisas que seus pais, parentes fizeram ou deixaram de fazer com elas ou por elas. Ou ressentindo de frustração, maus tratos e coisa semelhante. Estão aprisionadas no passado e não conseguem se libertar. Ficam alimentando o sentimento de vítima. Tem que superar e entender que sobrevivência é um desafio, uma luta constante! “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos” (2 Cor 4.8-9).

Os maiores inimigos do sucesso e da felicidade de uma pessoa são as emoções negativas de todos os tipos. As emoções negativas puxam você para trás, sugam suas forças e tiram sua alegria de viver, levando você a um estado de penúria. Uma dos objetivos mais importantes, se quiser ser verdadeiramente feliz e bem-sucedido, é libertar-se das emoções negativas. Isto é, busca a cura interior, não permita que o passado dita o seu presente e futuro. Quem vive de passado é museu e arqueólogo!

Todos nós, em todos os momentos, e cada área de nossa vida é regida por duas forças opostas: o prazer e a dor. Buscamos prazer ou evitamos a dor. Para controlar as forças de prazer e dor, aprendemos a controlar nossa vida. A dor é muito mais forte do que o prazer como uma força motivadora. Isto é tão verdadeiro que pessoas guardam ressentimentos dez, vinte, quarenta anos e tem uma facilidade para esquecer as coisas boas da vida. Quando cessam suas emoções negativas, as emoções positivas do amor, da paz, da alegria e do entusiasmo passam a fluir para substituí-las, e sua vida toda muda para melhor, às vezes em questão de minutos ou mesmo segundos. A cura interior é a libertação dos maus pensamentos, más lembranças e a transformação do ser pelo seu conteúdo mental. “...transformai-vos pela renovação da vossa mente...”(Rm 12.2). “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” (Pv 23.7a).

Você pode se libertar das emoções negativas e começar a assumir o controle de sua vida simplesmente afirmando: “Eu rejeito os pensamentos negativos, as emoções negativas, as lembranças negativas, em nome do Senhor Jesus Cristo!!” Sempre que começar a sentir ira ou ficar perturbado com alguma coisa.

Somente quando você se liberta das emoções negativas, assumindo total controle do seu emocional, é que pode começar a estabelecer e alcançar objetivos em todas as áreas da sua vida. Somente quando for livre, mental e emocionalmente, poderá começar a empregar seu potencial e seu entusiasmo em uma direção que aponte para frente. Sem a cura interior e sem emoções positivas não é possível sucesso ou progresso algum. Por outro lado, a partir do momento em que obter a cura interior total não mais existirão limites para o que você pode ser, fazer e ter. “Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem” (Provérbios 27.19).

II – Pare de ser vítima.

Se você tende a justificar permanentemente as suas derrotas ou incapacidades em alguma coisa do passado, situação, experiência ou pessoa para não encarar os desafios da vida, você não terá êxito naquilo que realiza. O sentimento de “ser vítima” de alguma coisa, situação ou pessoa é um dos comportamentos mais neutralizante quando é preciso enfrentar um desafio.

Não dê uma de vítima, recuse-se a culpar quem quer que seja por qualquer coisa, seja passada, presente ou futura. Assuma a responsabilidade dos seus erros, fracassos e dos sucessos, das conquistas.

De agora em diante, recuse-se a encontrar desculpas ou justificar seus comportamentos. Se cometer um erro, assuma a responsabilidade e procura corrigi-lo. Lembre a si mesmo que você é o resultado do seu labor, do seu esforço. Você é o mentor do seu próprio destino; é você que escreve a sua história. Toda vez que você culpa alguém ou se justifica, está renunciando a seu próprio poder.

Tome hoje mesmo a iniciativa de assumir a responsabilidade de seus atos e acredita no seu potencial, fortaleça a sua autoestima, aja objetivamente e seja mais ousado que você irá transpor os obstáculos e alcançará o êxito.

III – Tenha domínio de suas emoções.

O sucesso pode ser alcançado por qualquer pessoa, que tenha capacidade suficiente para controlar seus impulsos e emoções, agindo com coerência e uma inteligência emocionalmente construída ou estruturada.

Se você desenvolver um nível elevado de inteligência emocional, terá habilidade e capacidade para perceber e controlar as suas emoções. Você ampliará a sua capacidade de dominar as emoções com inteligência passando a utilizar o fluxo de suas emoções de maneira inteligente e construtiva, melhorando seus relacionamentos sociais, profissionais e conjugais.

Para manter sua mente positiva, recuse-se a pensar negativamente, a criticar, a murmurar e a condenar as outras pessoas por qualquer coisa. Veja a sábia recomendação da Palavra de Deus: “...tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”(Filipenses 4.8). As emoções positivas de felicidade, excitação, amor e entusiasmo farão você sentir-se mais poderoso e confiante. As emoções negativas de raiva, mágoa e culpa te enfraquecerão e ti tornarão hostil, irritável e desagradável.

O fruto do Espírito Santo é manifestações de emoções positivas, vejamos: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”(Gálatas 5.22-23). Você é o senhor do seu destino e comandante da suas emoções.

Ter domínio próprio é o mesmo que ter autoconsciência, o que significa reconhecer e compreender nossos próprios pensamentos, sentimentos e ações, estabelecendo uma relação produtiva entre esses elos para que se produzam reações inteligentes e benéficas.

IV – Você é que escreve o roteiro de sua história.

Como você está escrevendo a sua história? A vida é um filme e é você que escreve o roteiro, escolhe o cenário, escolhe os coadjuvantes que irão contracenar com você. Portanto, saiba escrever bem a sua história e lhe dê um final feliz.

Os resultados de toda a sua vida até ao presente momento foram determinados pelas escolhas e decisões que você tomou ou deixou de tomar. Você é o responsável por tudo aquilo que é e que possui. Se há, na sua vida, algo que lhe desagrada, você é o responsável por ele. Se alguma coisa o deixa infeliz, o chateia, cabe a você tomar as medidas necessárias para mudar e melhorar a situação, de modo que fique mais próxima do que deseja.

Na qualidade de gestor de sua vida, você é completamente responsável por tudo que faz e pelos resultados daquilo que faz. É responsável pelas conseqüências dos seus atos e do seu comportamento. Perante Deus você é o responsável, o chefe da sua vida.

Ninguém é bem sucedido por acaso, mas o sucesso é o resultado de uma vida bem planejada, construída com ousadia, fé, determinação e sabedoria.

V – Desenvolva sua própria estratégia.

Se você não tem uma estratégia de vida, você simplesmente não é competitivo. As pessoas vencedoras sempre têm um plano, uma vez que sua eficiência é comparativamente exponencial às pessoas que não o possuem. Estamos inseridos numa sociedade competitiva que exige plano e decisões estratégicas, além do aprimoramento constante da nossa eficiência profissional. O planejamento estratégico deve ser uma atitude freqüente.

Assim como gestor da sua vida, você é responsável pelo planejamento estratégico pessoal de sua vida e de sua carreira profissional. É responsável pela estratégia e assegurar um desempenho que leve a resultados satisfatórios. As vantagens da estratégia: determina a direção; foca os esforços da pessoa e promove a coordenação de suas atividades; e, consistência nas ações da pessoa.

Você é responsável por sua estratégia de relacionamento pessoal, tanto em casa quanto na esfera profissional.

VI – Avaliando suas escolhas.

Como saber se uma escolha foi "bem feita", se de fato foi uma escolha que resultará positivamente? Avaliar significa também voltar os olhos para o caminho percorrido e compará-lo a ele mesmo em suas diferentes etapas. Isto pode levar você a uma mudança de paradigma pessoal. Você é o resultado de suas escolhas! E a mais importante delas é a escolha que você faz de ser um fracasso ou um sucesso. Diante disto a sua escolha de um companheiro e de amigos terá tanto a ver com o seu sucesso e a sua felicidade, ou ainda mais, do que qualquer outra decisão que venha a tomar. A Palavra de Deus nos adverte: “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” (Provérbios 13.20).

Se você não está satisfeito com alguma das escolhas que já fez, cabe a você tomar medidas para mudá-la ou melhorá-la. Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você. Avaliar é importante para crescer.

VII – Assuma a gestão da sua vida.

De agora em diante, veja a si mesmo e pense sobre si mesmo como o responsável do seu próprio destino, no pleno comando de sua vida. Seja uma pessoa completamente determinada e autodirecionada. O sucesso é provocado, bem planejado e não resulta do acaso.

Assuma a gestão da sua vida, mas tenha uma mente positiva, um conteúdo mental de afirmação de sucesso e não de derrota. Para tanto, Recuse a lamentação e a queixar-se de acontecimentos passados que não podem ser alterados. Em vez disso, volte-se para o futuro e pense no que quer e para onde está indo. Desenvolva sua capacidade de superação, seja um grande vencedor. Acima de tudo, não perca o foco de seus objetivos. Seja uma pessoa de atitude inteligente, de determinação e acredita mais na sua capacidade de gestão pessoal. Deus te chamou para ser uma pessoa de sucesso, bem aventurado, feliz e que seja e seja um referencial de “graça sobre graça”.

Seja mais confiante, audacioso e passa a estabelecer objetivos mais ambiciosos e desafiadores para si mesmo. Dê um ritmo diferente à sua vida! Você pode e deve ter o melhor dessa vida. Considere o seguinte: o seu potencial é ilimitado e que você é totalmente responsável.

Concluindo, quero desejar a você muito sucesso, muita paz e alegria. Seja você mesmo o gestor de sua vida, assuma o controle! Acredita no seu potencial, pare de ser vítima, esqueça o passado, viva o presente e planeje o futuro. Mantenha seu foco em o que você quer de sua vida e para a sua vida e em breve você alcançará o sucesso. Não tenha medo de errar, pois o medo prejudica você a tomar as decisões certas.

Seja o gestor da sua vida, isto faz de você uma pessoa poderosa, ativa, focada e pronta para encarar os seus desafios. Acredite em você, use o seu potencial no máximo, inove, seja audacioso e não tenha medo, e visualize o sucesso. Mas não se esqueça, tenha a Palavra de Deus como o princípio gerenciador de sua vida (Salmo 1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário