Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

19 julho 2011

O Sucesso Pessoal se Estabelece em Objetivos

O sucesso pessoal se fundamenta em objetivos claros, definidos que uma pessoa planejou para si. As pessoas vencedoras têm suas vidas orientadas por objetivos. São pessoas que sabem o que querem e se concentram em alcançar tais objetivos.

A habilidade para elaborar objetivos é um dos fatores essenciais para obter sucesso. Os objetivos nos orientam nas nossas ações. Uma das regras do sucesso é: “não importa de onde você vem; o que importa é para onde você vai.” Só você pode determinar para onde vai, aonde quer chegar!

Uma vida com objetivos claros, bem definidos, aumenta nossa confiança, desenvolve nossas competências e potencializam nossas motivações.


Mudando nossa realidade

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hebreus 11.1). A fé é uma confiança, uma convicção tão forte em determinada pessoa, coisa ou princípio estabelecido, que influencia na nossa atividade mental e espiritual, de modo a conduzir a nossa vida. A fé é atitude, é ação. E se temos fé podemos todas as coisas, pois “Tudo é possível ao que crer”(Marcos 9.23b).

Tudo em nossa vida começou como uma idéia, um pensamento, um desejo, seja em nossa própria mente ou de outra pessoa. Nossos pensamentos são criativos; eles formam e modelam nossa realidade e tudo o que lhe sucede. Nosso mundo exterior é um reflexo do nosso mundo interior, que nos devolve a imagem do que pensamos. Aquilo que pensamos continuamente emerge à nossa realidade. As pessoas vencedoras pensam no que querem e como obtê-las.

As pessoas fracassadas e infelizes são murmuradoras, queixosas da vida e pensam negativamente. A pessoa é o seu pensamento; “porque, como imagina em sua alma, assim ele é”(Provérbio 23.7a). As pessoas de sucesso, vencedoras, centralizam suas idéias, motivações e conversações nos seus objetivos que desejam alcançar.

A fé substancia a coisa metafísica, aquilo que existe apenas em perspectivas e idéias. Mas para que as idéias, as perspectivas se tornem realidades no nosso universo é preciso ter plano, objetivos bem definidos. Uma vida sem propósito, sem objetivos é o mesmo que viver na escuridão e, portanto, ela não se justifica. Se quisermos mudar a nossa realidade e criar o nosso próprio mundo, isto é, construir nossa vida e sermos vencedores, é preciso termos objetivos e estratégias para alcançá-los. Isto exige abnegação, pensamentos criativos, uma mente disciplinada e idéias ousadas. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”(Romanos 12.2); “...tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”(Filipenses 4.8).

A necessidade de objetivos bem definidos

Para uma vida de vitória, de sucesso, é preciso ter objetivos bem definidos. Uma vida orientada por objetivos bem definidos é plena de êxitos, de contentamento.

Os objetivos devem ser elaborados de modo claro e mensuráveis, para médio e longo prazo. Também deve elaborar as estratégias de como alcançar esses objetivos. Mas muitas pessoas não têm a vida orientada por objetivos pelas seguintes razões básicas:

Primeira, a maioria não percebe a importância que tem os objetivos; quando se tem objetivos se tem direção, e somente com uma direção definida se consegue chegar a algum lugar. Se quisermos ter sucesso nas nossas realizações não podemos subestimar o poder da estratégia.

Segunda, muitas pessoas não sabem como elaborar planos e objetivos. E tem aquelas pessoas que confundem sonhos, desejos com objetivos. Um desejo é totalmente diferente de um objetivo, de um projeto. Este é algo escrito e específico. Planos e objetivos são inseparáveis e exigem criatividade, dedicação e ousadia.

Terceira, medo de fracassar. Mas o improviso é a causa maior do fracasso. A vida não pode ser vivida improvisadamente, mas de modo planejado, orientada por propósitos claros e bem definidos. Se quisermos alcançar sucesso, teremos que investir tempo, energia, ousadia e sentimentos nesse objetivo. Ninguém tem sucesso por acaso, o sucesso é construção!

Quarta, medo de ser ridicularizada. Muitas pessoas têm medo de estabelecer objetivos e fracassarem e serem criticadas, ridicularizadas pelos outros. Não devemos ter medo de fracassar, mas acreditar em nosso potencial e acreditar nas possibilidades que a vida nos oferece. Devemos ser ousados, ter uma visão otimista do futuro e acreditar no sucesso. A realização de um objetivo profissional e pessoal depende de dedicação exclusiva e vigilância permanente para não ficar para trás diante da concorrência pessoal e profissional. Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio, porém, quem não quer fazer nada, sempre encontra uma desculpa para se justificar. Pessoas de sucesso são autoconfiantes. Sua autoestima determina o grau de sucesso pessoal, profissional e financeiro que você pode alcançar. Você é quem determina o seu limite.

Uma vida de satisfação exige planejamento e objetivos bem definidos

A maior necessidade do ser humano é de ter um senso de significado e propósito na vida. Os objetivos nos dão aquela sensação de significado e propósito. Eles nos dão, também, um senso de orientação, de direção e conforme avançamos em direção a eles nos sentimos fortes e realizados. Sentimos-nos mais motivados e capazes, competentes. Conforme avançamos em direção aos nossos objetivos, aumenta a nossa convicção de que podemos estabelecer e alcançar objetivos maiores no futuro. O sucesso é a opção de continuar lutando e não desistir, e o fracasso é a opção por desistir de lutar.

Uma das grandes vantagens de estabelecer objetivos é que esses objetivos nos permitem controlar a direção da mudança em nossas vidas. Nós determinamos e dirigimos a nós mesmos. Somos os nossos próprios gestores. Os objetivos nos permitem incutir significado e propósito em tudo que realizamos. Os nossos objetivos podem ser considerados como finalidades e valores fundamentais da nossa vida e devem ser expressos em termos de expectativas futuras.

Para alcançar os objetivos na vida é preciso cultivar um desejo intenso de alcançá-los. Se o nosso desejo é forte, intenso, logo teremos a força, a motivação interior necessária para alcançarmos os objetivos. O sucesso exige apenas duas coisas básicas: primeira, saber o que realmente queremos; a segunda, é determinar o preço que teremos que pagar para conseguirmos o que queremos. O sucesso é o resultado de investimento de tempo, de esmero, de talento, financeiro, dentre outros. Quem deseja ter farta colheita deve preparar bem o solo e investir em tecnologia. Ser vencedor, ter sucesso não é obra do acaso, mas de uma vida gerenciada por objetivos bem definidos e muita determinação.

A importância do marketing e da rede de relacionamentos

É preciso nos mostrarmos, estar em evidência, pois somente assim aparecerão as oportunidade. O marketing pessoal deve ser realizado de forma inteligente e harmoniosa. O objetivo do marketing pessoal é de nos projetarmos diante das conquistas realizadas, criando uma maior visibilidade. Marketing pessoal, é a ferramenta mais eficiente de fazer com que nossos pensamentos e atitudes, nossa apresentação e comunicação, trabalhem a nosso favor tanto no ambiente profissional quanto social. Descubra seu potencial, planeje sua imagem, exponha seu produto pessoal e tenha sucesso!

No mundo atual o relacionamento é fundamental, o ser humano dificilmente consegue viver sozinho. Então quanto melhor o meu relacionamento no ambiente em que convivo, maior serão as oportunidades, pois no meio destas pessoas pode estar a oportunidade que tanto esperamos. Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede de relacionamento é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. Uma coisa importante na rede de relacionamento é nos mantemos informados sobre coisas de nosso interesse. As pessoas bem informadas sempre tem um lugar de destaque. Estamos na era do conhecimento e nos mantermos informados é de grande importância para nos tornarmos mais competitivos no mercado de trabalho.

O sucesso não é resultado do acaso, mas de uma vida bem planejada, de muito esmero, abnegação, ousadia e determinação. Somos a nossa idéia, o nosso pensamento. Portanto, a nossa idéia e atitude determinarão altitude, o nosso sucesso. Você pode, eu posso, nós podemos! Sejamos audaciosos declaramos dia após dia a nossa vida de sucesso!

Você que quer ter uma vida de sucesso, seja ousado e tenha determinação em tudo que faz, nunca se deixe levar por desânimo, maus pensamentos ou motivação negativa. Em tudo que desejar invista determinação. Seja uma pessoa de atitude, pois é a atitude que transforma desejo em realidade, é ela que constrói e vai dando corpo no que até então era apenas uma idéia. Você é capaz! Sucessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário