Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

04 julho 2011

Autoconfiança

“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos” (2 Cor 4.8-9).

O êxito na vida é perfeitamente sinônimo de uma atitude mental acertada. O conteúdo mental determinará o sucesso de uma pessoa, “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” (Pv 23.7a). Não importa a que altura coloque as suas aspirações, primeiramente você deve crer, firmemente e com sinceridade, que pode realizá-las. A confiança é um reflexo de uma auto-imagem positiva.

Acreditar em possibilidades de realização é o mesmo que ter atitude criativa. Portanto, procure entender que onde não há fé no futuro, não há forças no presente, que por falta de confiança no próprio futuro muitas pessoas se arruinaram, mesmo tendo todas as qualidades e possibilidades de sucesso. A autoconfiança leva à tomada de atitude baseada numa perspectiva positiva de futuro.

A grande pergunta pois, deve ser, como adquiro essa fé sincera, firme, mesmo quando não estou completamente convencido e seguro de mim mesmo?

Para tanto é preciso ter autoconfiança, mas...

I - O que é autoconfiança?

Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa. A autoconfiança refere-se à competência pessoal. Competência diz respeito da habilidade para realizar alguma coisa. Já a confiança diz respeito da nossa convicção sobre nossa competência.

A autoconfiança pode ser definida como "uma postura positiva com relação às próprias competências e desempenho", e inclui as convicções de realizações, de eficiência, de superar situações críticas. A autoconfiança é reconhecer seu valor, seu potencial de realização e não se subestimar ao ponto de neutralizar sua capacidade produtiva.

A falta de autoconfiança pode se manifestar em sentimentos de incapacidade, impotência, e dúvidas paralisantes sobre si mesmo. Quem não confia em si, sente muita dificuldade para enfrentar desafios e, cada fracasso, quando acontece, confirma uma sensação de incompetência, trazendo muito sofrimento. São pessoas indecisas, principalmente sob pressão. As pessoas que cultivam a autoconfiança contam os seus sucessos e não os fracassos. Não ficam ancoradas no passado, mas concentram-se no presente e miram o futuro. Cada palavra e atitude é motivada pela fé, pelo otimismo.

A autoconfiança se desenvolve a partir de reflexões sobre nós mesmo, buscando compreender o nosso universo interior e descobrir nossas capacidades latentes e lapidando a pedra bruta. Desenvolver nossos talentos, nossa potencialidade, além de nos fazer felizes, nos mostra a capacidade humana de superação. A autoconfiança influencia em todas as áreas de nossa vida, pois ela é a somatória de tudo aquilo que acreditamos que somos ou que podemos ser. Somos a nossa idéia!!

II – Como desenvolver a autoconfiança

A autoconfiança surge através do conhecimento que a pessoa tem de si e da realidade na qual está inserida; portanto, você precisa ter ciência sobre o que estiver disposto a fazer ou conquistar. Os fatores desconhecidos são os que produzem temor, assim, por meio do conhecimento e da compreensão, você consegue desfazer os receios.

Convença a si mesmo da idéia de que pode realizar tudo quanto se proponha realizar. verbaliza constantemente: “Sou realmente capaz de atingir meus objetivos”.

Todo o nosso modo de encarar a vida tem de ser o de confiança, precisamos, em primeiro lugar, ter fé em nós próprios, acreditando que pode realizar qualquer coisa que se proponha, desde que pague o preço para alcançar o que quer. Somos nós que idealizamos nossa trajetória pela vida, e colhemos o resultado da ação praticada.

A autoconfiança é algo que desenvolvemos, construímos. Portanto, é preciso buscar descobrir o nosso potencial produtivo, realizador e, também, descobrir as virtudes latentes. Trabalhar as emoções, a capacidade intelectual para superar as barreiras das diversidades e do medo. É preciso acreditar no nosso potencial, pensar criativamente. Gerencie seus pensamentos, faça um controle de qualidade do seu conteúdo mental e reprograme a sua mente e terá uma mudança radicalmente para melhor. A Palavra de Deus determina: “...transformai-vos pela renovação da vossa mente...”(Rm 12.2). “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” (Pv 23.7a). O pensamento é uma força criadora e determinante. Tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar ou realizar. Transforma a sua vida pela renovação da sua mente, isto é, muda o seu conteúdo mental e terá uma vida feliz, êxito e boas motivações.

A autoconfiança anda de mãos dadas com a autoestima. Esta, por sua vez, é a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e amar a si mesmo. A autoestima é a apreciação que uma pessoa faz de si mesma em relação à sua autoconfiança; é a capacidade de respeitar, acreditar e amar a si mesma. Através dela podemos enfrentar desafios e defender nossos interesses.

Concluindo, a autoconfiança é essencial para uma vida de êxito, de realizações. Para desenvolver a autoconfiança é preciso praticar a reflexão sobre si mesmo, buscar compreender o mundo interior; fazer leituras da própria vida para detectar e corrigir as deficiências e reparar as áreas danificadas, desgastadas pelas lutas, pelos desafios diários. É importante acreditar na vida, em si mesmo, ter fé no Senhor Jesus Cristo e sempre ver os desafios como oportunidades para manifestar as nossas competências e descobrir novos potenciais. Afirme sempre: Eu sou capaz de realizar meus sonhos, de alcançar os meus objetivos!!! Sucessos sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário