Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

21 julho 2011

Superando a Timidez

A timidez tem sido a causa de insucesso de muitas pessoas e lhes dá uma sensação de impotência pessoal. De um modo sucinto vou abordar a timidez e espero poder ajudar as pessoas que tem interesse no assunto.

De algum modo, em grau moderado, todos nós somos, em algum momento de nossa vida, afetados pela timidez, que funciona como uma espécie de regulador social, inibidor dos excessos condenados pela sociedade. A timidez não pode ser considerada um transtorno mental. Mas pode ser definida como o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre. Caracteriza-se pela obsessiva preocupação com as atitudes, reações e pensamentos dos outros. A timidez é um tipo de comportamento em que a pessoa não manifesta (ou manifesta pouco) seus pensamentos e sentimentos e não interage ativamente.

I - Os tímidos têm uma autoimagem crítica, sentindo-se sempre inferiores.

Os tímidos, de modo geral, têm uma falsa idéia do que os outros estão pensando. Os tímidos freqüentemente acreditam que as pessoas com quem interagem estão focalizando seus pontos negativos. Socialmente, podem ficar embaraçados com alguns maneirismos. Concentrando-se em seus supostos defeitos, os tímidos ignoram seus pontos fortes e, ao fazer isso, tornam o fracasso mais provável. De modo geral, os tímidos focam o pior, esperam o pior, porque o seu conteúdo mental é negativo. Por isso que o Apóstolo Paulo recomenda: “...tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”(Filipenses 4.8). A mente proporciona milhões de pensamentos e idéias que moldam o nosso mundo; consequentemente poderemos notar que o poder da mente é uma forma de força criadora.

II - Tipos de timidez e sua manifestação.

Basicamente existem dois tipos de timidez: a) Timidez situacional: a inibição se manifesta em ocasiões específicas; b) Timidez crônica: a inibição se manifesta em todas as formas de convívio social.

A timidez se manifesta de vários modos. A pessoa pode ruborizar-se com a menor ocorrência e se mortificar por estar mostrando ao mundo uma manifestação física de timidez. O rubor fica pior à medida que a pessoa se enreda mais e mais no mal-estar e no embaraço do que considera um sintoma físico constrangedor. Pode sofrer de palpitações, suor excessivo, impotência ou frigidez.

A timidez é uma emoção poderosa e cerceadora, que pode acarretar muitas doenças psicossomáticas. Nossa mente está conectada com nosso corpo, portanto nossas emoções afetam nosso estado de saúde.

III - Crenças e pensamentos. Eles determinam quem uma pessoa é e como se comporta.

Por exemplo, se uma pessoa tem alguma crença sobre si mesmo como de que ela não é capaz, que sempre será ignorado pelas pessoas, esses pensamentos determinarão seu modo de comportar. Se ela quer superar os seus próprios limites, deve rejeitar tais pensamentos e acreditar de verdade em si e na sua capacidade de realização.

A timidez está relacionada a uma autoimagem limitada, negativa que uma pessoa faz de si própria. Essa autoimagem limitada, negativa possui três causas básicas:

Primeira causa - a insegurança quanto ao que dizer, o que fazer, ou seja, como se comportar diante de pessoas. Se você se imagina nervoso, um fracassado, que as pessoas não gostam de você, que vai ser humilhado e rejeitado; como pode esperar ter sucesso na vida? Se quiser ter sucesso na vida você precisa reformular sua autoimagem, mudar seu conteúdo mental. Desenvolva uma autoimagem de poder e sucesso. Você foi feito a imagem e semelhança de Deus e, portanto, essa deve ser a única imagem, não aceite outra coisa. Tenha o Senhor Jesus Cristo como seu paradigma de pessoa.

Segunda causa - a falta de autoconfiança, decorrente de uma programação mental equivocada (ocasionada por uma baixa auto-estima e falta de controle de situação).

Terceira causa - o medo do desconhecido. A confiança em si mesmo depende muito do fato de você dominar aquilo que pretende fazer. Quanto mais informações tiver, mais preparado você estará, e mais no controle você fica. Não tenha medo de errar, seja audacioso. Se há duas palavras que resumem todo o sucesso de uma pessoa, elas são: fé e ousadia ou atitude.

O conteúdo mental determina o comportamento de uma pessoa, por isso que a Palavra de Deus nos orienta: “...transformai-vos pela renovação da vossa mente”(Romanos 12.2); “...tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”(Filipenses 4.8). Reprogramando sua mente inconsciente para se tornar um vencedor: faça as afirmações abaixo diariamente e verá grandes resultados. Esse é um exercício simples e poderoso que pode transformar sua vida, pois irá mexer diretamente com seu sistema de regras, valores e convicções.

a. Sou um vencedor;

b. Eu fui salvo pelo Senhor Jesus Cristo para o sucesso;

c. Eu tenho poder (Atos 1:8);

d. Eu me amo e sou feliz;

e. Eu acredito no meu potencial;

f. Eu tenho valor e sou importante para Deus, afinal Jesus morreu por mim;

g. Eu sou a imagem e semelhança de Deus.

IV – Gerencie sua mente.

“...transformai-vos pela renovação da vossa mente”(Romanos 12.2). Agora vamos trabalhar com o conteúdo mental gerador de autosabotagem.

Tenha o controle de sua mente, pois ela é responsável pela auto-sabotagem e consequentemente pode lhe colocar num estado de fracasso. Lembre-se, uma das facetas do fruto do Espírito Santo é o domínio próprio(Gálatas 5:23). Quando surgir aqueles pensamentos negativos dê a palavra de comando: "Eu te rejeito! Agora eu que estou no controle!" O fracasso é causado pelos pensamentos negativos, que são bombas destruidoras. Quanto mais pensar nas coisas que podem não dar certo, pior será. Portanto, pense no que vai dar certo! Pense em como será bom você estar celebrando o sucesso, juntamente com as pessoas queridas e não chorando o fracasso! Isso vai lhe dar poder para agir! Pensamentos negativos não combinam com a fé cristã. Uma pessoa de fé, que acredita no poder do Senhor Jesus Cristo, é uma pessoa de atitude positiva, que acredita em possibilidades de sucesso e não em possibilidade de fracassos. O fracasso, a miséria e as coisas negativas jamais glorificaram a Deus. Mas uma vida de resultados positivos sim, glorifica a Deus (João 15:8).

Tenha a gerência de sua mente e fortaleça as suas habilidades de pensamento e usa sua mente para moldar realidades, tornar todo o seu sonho em realidade, satisfazer seus objetivos, pondo em prática tudo o que você sonhou em ser e ter, expulsa a timidez de sua vida. Uma vez que você aprender a gerenciar a sua mente e como usar o poder de seus pensamentos, você descobrirá mudanças maravilhosas em sua vida. A mente humana tem um tremendo poder. A pessoa é o seu pensamento; “porque, como imagina em sua alma, assim ele é”(Provérbio 23.7a).

Concluindo, a timidez é uma questão de autoimagem, de conteúdo mental. Portanto, reprogramar as mensagens subconscientes em seu cérebro será como uma construção. Quando aprender a romper os padrões destrutivos de pensamento, você conseguirá transformar radicalmente sua vida, tornando-se mais confiante e habilidoso, capaz de ir atrás de seus sonhos e objetivos. Você é um ser humano especial e único. O problema é que, neste momento, não reconhece isso e, portanto, não sabe como mudar sua realidade. Expulsa a timidez, o medo, rejeita os pensamentos negativos e sabotadores. Transforma a sua vida pela renovação do conteúdo mental (Romanos 12:2; Filipenses 4:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário