Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

07 julho 2010

Sete Princípios Para Excelência de Vida

Por: João de Brito

“Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. O princípio da sabedoria é: adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará” – Provérbios 4:6-9.

Primeiro Princípio – Capacidade de perceber a nobreza e a beleza da vida e de amá-la. Só pode alcançar a excelência de vida, quem ama a vida, acredita nela e percebe a sua magnitude. Amar a vida é investir nela, é ver possibilidade de realização no impossível, tornando o impossível possível, é aproveitar cada momento, é acreditar em si mesmo e viver com entusiasmo.
Há muitas pessoas que tem um olhar, uma leitura muito negativo da vida. Não conseguem perceber o belo, as possibilidades e nem desenvolver boas perspectivas na vida. O modo de ver as coisas e perceber o mundo é que determinam a qualidade de vida de cada pessoa.
Quem busca excelência de vida, precisa para tanto, ver o mundo com mais otimismo e acreditar na vida. A pessoa que não consegue perceber a nobreza e a beleza da vida e de amá-la é porque tem complexo de inferioridade, complexo de rejeição, espírito de fracasso, sentimento de incompetência e conformista. Este tipo de pessoa precisa urgentemente de um analista e de cura interior. Tais pessoas costumam usar os chavões: “Eu nasci para sofrer”, “Eu sou uma tola mesmo” e “Não adianta, para mim tudo dá errado”.
O Senhor Jesus Cristo declarou: “Tudo é possível ao que crer”. Nós somos o que cremos e o que pensamos!

Segundo Princípio – Capacidade de planejar a vida de modo inteligente. Para alcançar a excelência de vida é preciso planejar de modo inteligente e empregar métodos coerentes e moralmente corretos para alcançar os objetivos.
Vida sem planejamento é vida sem propósitos claros, sem rumo. É como a música do Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar, vida leva eu”. Isto significa que a pessoa é o objeto da vida e não a vida o objeto da pessoa! A inércia nunca deu dignidade à pessoa alguma, pelo contrário, penúria! A vida exige sacrifício.
A excelência de vida tem que ser buscada com planejamento inteligente, determinação, abnegação e dignidade. Desenvolva a capacidade de planejar a vida de modo inteligente, busca aprender com a história e testemunhos de pessoas bem sucedidas na vida.

Terceiro Princípio – Capacidade de reconhecer seus limites, fraquezas e fracassos. Como ser humano, nós todos somos limitados, temos fraquezas e somos sujeitos a fracassar. O fator diferencial é a disposição de aprender com os nossos limites, fraquezas e fracassos. Fazendo deles instrumentos pedagógicos para superação na vida. A reflexão pessoal e importante para quem busca a excelência de vida, pois através dela pode detectar as deficiências e corrigi-las e tomar decisões coerentes.

Quarto Princípio – Capacidade de superação. Na busca da excelência de vida é essencial acreditar sempre no seu potencial e na vida. O apóstolo Paulo nos dá uma bela aula de superação de vida: “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados, perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos” (2 Coríntios 4:8-9); “...aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Filipenses 4:11).
A capacidade de transpor as barreiras, os desafios, surge quando nos dispomos a aprender com as experiências da vida e não se dar por derrotado. Cada pessoa tem um potencial, competências e dons que não foram explorados ao seu máximo, portanto, é fundamental que cada pessoa descubra as suas qualidades latentes e as aperfeiçoa, pois a capacidade de superação surgirá quando todo o potencial for explorado ao seu máximo. Você pode, basta acreditar e agir!

Quinto Princípio - Capacidade de gestão pessoal. Isto é, domínio próprio, capacidade de liderar a si mesmo. Antes de querer liderar os outros e o mundo, a pessoa deve saber liderar a si próprio. O maior desafio do ser humano é conhecer a si mesmo e liderar a si mesmo. A Palavra de Deus nos ensina que uma das facetas do Fruto do Espírito Santo é “domínio próprio” (Gálatas 5:22-23), mas para exercer tal domínio é preciso ter o auto-conhecimento, pois como uma pessoa vai dominar algo desconhecido? Portanto, o auto-conhecimento é essencial e necessário para que uma pessoa possa liderar a si mesmo. Destarte, percebemos que a reflexão pessoal, a auto-análise, o esquadrinhar pessoal, é o instrumento principal para obter o auto-conhecimento. A Palavra de Deus nos orienta: “Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o SENHOR” (Lamentações 3:40). Esquadrinhar significa “Procurar minuciosamente, investigar, perscrutar. Observar, estudar, analisar com atenção e cuidado.”
Domínio próprio é a capacidade de liderar, governar, os seus impulsos, pensamentos e conteúdos mentais, personalidade, emoções e desenvolver capacidade de ação e reação inteligentes; capacidade de perceber e corrigir deficiências internas e administrar o seu mundo interior. Para quem busca a excelência de vida deve levar em consideração este quinto princípio. Pois antes de querer liderar os outros e o mundo, a pessoa deve saber liderar a si próprio.

Sexto Princípio – Saber selecionar suas amizades. “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” (Provérbios 13:20). Quem quer ser sábio anda com sábio, quem quer ter sucesso na vida anda com quem é bem sucedido. Você anda, se relaciona, com quem tem um certo grau de afinidade e identificação, portanto o ditado popular “digas me com quem tu andas e direi quem tu és” é verdadeiro. Não há “comunhão da luz com as trevas” (2 Coríntios 6:14). Quem busca a excelência de vida deve saber selecionar suas amizades.

Sétimo Princípio – Capacidade de controlar o pensamento. Pode-se definir o pensamento como a faculdade de formular conceitos, definições e juízos, para os quais a atividade psíquica elabora os fenômenos cognitivos, imaginativos e logísticos, cujo grau pode ser algo distinto tanto dos sentimentos como das vontades.
Para René Descartes (1596-1650), filósofo de grande importância na história do pensamento, "a essência do homem é pensar". Por isso dizia: "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente". A Palavra de Deus declara: “Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem” (Provérbios 27:19). Do modo que a água espelha a aparência física da pessoa, igualmente as atitudes e estilo de vida revelam quais são os nossos conteúdos mentais e caráter.
Para controlar o pensamento é preciso ter domínio próprio, que é uma das facetas do Fruto do Espírito Santo, e ter o hábito da reflexão. Através da reflexão perscruta-se a mente.

Para alcançar a excelência de vida é preciso querer, desenvolver a auto-disciplina pessoal, ter o hábito da meditação na Palavra de Deus, ter o hábito da reflexão e isto significa investir tempo. Jesus Cristo declarou: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10:10). Falar de vida abundante é falar de excelência de vida, portanto, esta é a vontade de Deus para nós! Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário