Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

22 outubro 2011

Superando Limites

“...aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância com de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:11-13).

O apóstolo Paulo nos dá uma lição de superação que nos instiga a prosseguir na busca da superação pessoal. A superação é um processo de constante aprendizado e se expressa pela criatividade, pela capacidade de adaptação ao novo que surge a cada momento da vida.

Para superar limites é preciso uma leitura, uma reflexão mais profunda sobre os valores da vida, bem como a postura que adotamos frente às complicações que surgem, com freqüência, no dia-a-dia: conflitos, desafios no trabalho, dificuldades em atingir metas com qualidade e eficácia, dificuldades de relacionamento e auto-aceitação, entre outras coisas.

Quebrando paradigma errado. Sabe o que é quebrar um paradigma? É voltar atrás naquilo que você pensava estar certo mas, na verdade, estava errado, só que você não sabia, ainda. Tem que ter coragem para quebrar paradigma. Isto é, coragem para fazer mudança; mudar para melhor.

Neste texto quero ajudar você a superar os seus limites, buscando assim, um nível maior de excelência de vida. Deus criou você e pôs em ti um potencial impressionante para grandes realizações, conquistas e superação de desafios, dificuldades. Você foi criado e preparado por Deus para superar limites, mas para tanto você precisará:

a) Ser humilde“... aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (v. 11). Contentar-se com as circunstâncias em que se encontre fala de humildade que é uma das principais características daqueles que são vencedores em suas lutas, desafios e superação de limites. A humildade nos leva a nos contentar com o que temos, com o que conquistamos, mas não nos deixa acomodados. Devemos estar contentes com o que temos, mas jamais satisfeitos, pois a satisfação leva a acomodação e a acomodação nos impede de superar limites.

Ser humilde é o conhecimento exato do que você não é, é a aceitação plena dos seus próprios defeitos e qualidades sem a necessidade de invocar a vaidade. Caso você não seja humilde o suficiente para superar limites, então você deve criar ou desenvolver tal virtude.

Ser humilde é um estado de consciência de si mesmo. Vivenciar tal virtude gerará um novo fluxo de motivação em sua vida e você sentirá nascer um entusiasmo vibrante que traz cada vez mais a sensação de que seus sonhos são possíveis de realização. Destarte, as coisas começarão a dar certo e você passará a vislumbrar possibilidades antes não imaginadas.

Ser humilde é ter a virtude de ser ensinável, de ser moldável e de aceitar a o seu ser como é. A humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão. Portanto, se você quer superar limites pessoais, humildade é um dos primeiros degraus.

b) Adquirir experiência Todas pessoas que conseguem superar limites e vencer seus desafios, tiveram que acumular experiências com seus insucessos, fracassos e várias tentativas. Cada insucesso ou fracasso serve de experiência para a vitória. Isto quer dizer se você quer ter sucesso na vida, precisará aprender com o insucesso, crescer com os desafios e com as situações críticas. Você deseja vencer na vida? Você tem sonhos a conquistar? Então tente e continue tentando até contemplar no horizonte a vitória! Não desista, mas lute com fé e determinação! Vá acumulando experiências e você conseguirá superar seus próprios limites. É servindo-nos da experiência que aprendemos grande parte daquilo que sabemos; por ela orientamos, muitas vezes, os nossos passos; com ela evitamos a repetição de dissabores e procuramos aquilo que já sabemos ser bom. A experiência pode servir para que a sua vida seja muito mais previsível e controlável, mais cômoda e segura, livre de embaraços. O apóstolo Paulo fez de suas experiências o trampolim para o sucesso, para a superação.

A vida é um constante desafio, porém tal desafio é uma ferramenta para polir as nossas virtudes. O apóstolo Paulo disse: “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos” (2 Coríntios 4:8-9). Nas experiências do viver não somos poupados a sofrimentos, mas é-nos dada a possibilidade de reagir e continuar a avançar, revelando assim o nosso potencial.

c) Acreditar em si mesmo – Acreditar em si mesmo é um fator essencial para desencadear um processo mais potente de desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal, que por sua vez culminará na capacidade de superar limites. Acreditar e agir são as molas mestras do realizar. Você quer ser uma pessoa de superação, de sucesso, deve aprender acreditar em si mesmo! Você é capaz, você pode! Basta acreditar no seu potencial, na sua capacidade produtiva e agir. Acreditar em si mesmo independentemente das opiniões ou conceitos dos outros é muito importante para viver uma vida com sucesso.

O apóstolo Paulo disse com toda a convicção e autoconfiança: “Posso todas as coisas”! Ele aprendeu que com humildade e na completa dependência de Deus, poderia realizar todas as coisas e superar seus próprios limites. Ninguém que não consegue confiar em si mesmo é capaz de vencer grandes desafios, conquistar seus sonhos e superar seus limites. Confie em você e no seu potencial de realização!

Você é capaz de superar seus limites e realizar seus sonhos, alcançar seus objetivos, mesmo que os obstáculos pareçam ser grandes, mas o seu potencial é muito maior. O grande desafio da sua vida é: acreditar em você e ir em frente, aprender com suas experiências do passado, porém olhando para o futuro. Acredite em você sempre, esbanje alegria, coragem, diga a si mesmo o quanto é capaz.

Concluindo, digo a você, o grande segredo do sucesso e da superação de limites está em depositar a nossa confiança e a nossa fé “naquele que nos fortalece” que é Cristo Jesus, o Senhor! Lembrando que, motivação negativa é contrária a fé cristã e bloqueia a expressão do seu potencial. A segurança e a crença em si mesmo jamais podem ser abandonadas. Boa reflexão e sucesso na vida; graça sobre graça.

Um comentário: