Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

22 outubro 2011

Causa e Efeito

“...pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7b).

“dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lucas 6:38).

Cada ação produz uma reação. A vida é absolutamente Causa e Efeito. O ponto mais importante e fundamental até, é termos consciência de que somos nós que criamos nossas facilidades e nossas adversidades. Em tudo de ruim que acontece conosco buscamos um responsável, que temos certeza que nunca somos nós.

Conhecer sobre a lei da semeadura é fundamental para quem tem o desejo e o sonho de plantar muito e colher muito. O Senhor Deus estabeleceu princípios para que sejamos prósperos na vida espiritual, pessoal, familiar e nos afazeres.

I – Algumas afirmações da Palavra de Deus

Observemos algumas das afirmações da Palavra de Deus:

  • Quem planta colhe o que plantou;
  • Quem semeia vento, colhe tempestade;
  • Árvore boa dá bons frutos;
  • Quem procura acha;
  • Quem pede recebe;
  • Batei e abrir-se-vos-á;
  • Quem vive pela espada morre pela espada.

Todas essas frases dizem respeito à mesma lei, a Lei de Causa e Efeito. A todo instante produzimos causas boas ou ruins, com pensamentos, palavras e ações, isto é, nossa vida no agora é efeito de causas geradas no passado e no presente e, portanto, esses resultados são de nossa única e exclusiva responsabilidade. Destarte, fazemos as causas que queremos e recebemos os efeitos que merecemos, conforme nos ensina a Bíblia Sagrada. Mas uma vez que temos consciência de que tudo que vivemos é resultado de nossas ações, o que devemos fazer para alcançarmos uma vida de excelência? A partir do instante em que mudarmos o nosso modo de agir, os nossos desafios e sofrimentos deixam de ser barreiras e tornam oportunidades para o nosso crescimento pessoal. Conforme a Palavra de Deus, o que fazemos agora será a causa do que colheremos amanhã. Nada é inconseqüente, mas conseqüente!

II – Há vários tipos de causa

a) Ruins: Ira, inveja, maledicência, ódio, porfia, contendas, ciúmes, intrigas, maldade e coisas semelhantes.

Conseqüência:

  • "segundo eu tenho visto, os que lavram a iniqüidade e semeiam o mal, isso mesmo eles segam" (Jó 4.8).
  • "O que semeia injustiça segará males" (Provérbios 22.8a).
  • "Porque semeiam ventos e segarão tormentas..." (Oséias 8.7).

b) Boas: bondade, mansidão, misericórdia, amor, compaixão, paz, fidelidade e coisas semelhantes.

Conseqüência:

  • "Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes" (Salmo 126.6).
  • "Os justos (...), na velhice darão ainda muitos frutos, serão cheio de seivas e verdor" (Salmo 92.14).

Destarte, podemos afirmar então que há uma lei com relação àquilo que fazemos, aquilo que nós plantarmos, isso nós colheremos. Essa é uma lei imutável, não podemos fugir dela, mas podemos fazer com que ela trabalhe a nosso favor, observe:

  • Que tipos de relacionamento você está cultivando?
  • Que imagem de si mesmo na sua atividade profissional você está desenvolvendo?
  • Que tipos de pensamentos você está plantando em sua mente?
  • Que ambiente você está criando em sua casa?

Partindo do princípio que tudo aquilo que o homem plantar ele também ceifará, podemos concluir que é de grande importância não semearmos sementes ruins, como a intriga, rebeldia, fofoca, grosseria e toda sorte de obras malignas, pois elas também darão frutos um dia em nossas vidas.

Faça um inventário para cada uma das perguntas acima e se quiser adicione outras perguntas.

Faça uma análise sobre aquilo que anda pensando nos últimos dias. Separe os pensamentos analisados em categorias, por exemplo: medo da pobreza, medo de perder o emprego, ansiedade, pensamentos ligados a algum trauma de infância, fobia, etc.. A partir de agora vá trabalhando a mudança desses pensamentos, isto é, dessas sementes que estão sendo plantadas em seu subconsciente. É importante lembrar que uma das sementes que deve ser semeada em abundância é o AMOR! Devemos expressar o amor para com todas as pessoas.

O ser humano precisa vivenciar o amor e semeado o amor podemos ter a plena convicção que uma vez que ele foi semeado, ele produzirá frutos eternos de gratidão, amor e afeto que serão demonstrados pelas pessoas em todos os lugares em nosso favor.

Faça o exercício acima e você irá perceber que será fácil de interromper os pensamentos negativos assim que começar a pensar neles, uma vez tornando-se consciente você poderá combatê-los mais efetivamente.

“E isto afirmo: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará (2 Coríntios 19:6).

Concluindo, a bem-aventurança na nossa vida está diretamente ligado às sementes que plantamos, ou seja, àquilo que fazemos. Tudo aquilo que fazemos, seja coisa boa ou ruim, terá resultados sobre a nossa vida. Logo, é muito importante viver fazendo coisas boas, tendo boas ações e, assim, tendo a certeza da boa colheita. Graça e paz e boa reflexão.

Um comentário: