Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

06 dezembro 2013

Em Que Pensar

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” - Filipenses 4.8.

O pensamento pode determinar o seu comportamento e, também, revelá-lo. O Senhor Jesus Cristo disse, “pelos frutos conhecereis a árvore”. Portanto, como o espelho reflete a aparência física da pessoa, do mesmo modo as reações revelam qual é o verdadeiro estado da alma, o verdadeiro caráter, quais são os pensamentos de uma pessoa. “Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem” – Provérbios 27.19.

I. O pensamento determina o comportamento
Todo pensamento tem um poder criativo ou destrutivo. Se você pensa uma coisa muitas vezes, se medita varias vezes sobre o conteúdo de determinado pensamento, as conexões psicossomáticas associada com tal pensamento vão se fortalecendo. Inevitavelmente comportamento será desenvolvido e seu estado emocional será afetado. O pensamento pode influenciar negativa ou positivamente, vai depender de seu conteúdo.

Se algum pensamento te incomoda, te desanima, te deprime, derruba a sua autoestima e lhe rouba a esperança, você deve rejeitar tal pensamento, pois ele pode causar problemas psicossomáticos e comportamentais em você. Os pensamentos criam um estado emocional que pode ser negativo ou positivo, que por sua vez altera o padrão mental. O conteúdo mental gerencia o comportamento, ação e reação. Altera o estado emocional, alegria, felicidade ou tristeza, choro, penúria, abatimento. Por isso, “jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim” (Eclesiastes 7.10). Mas, traz à memória o que lhe pode dar esperança (Lamentações 3.21). Pensar em coisas positivas, boas, revitaliza o estado emocional e fortalece a autoestima. Renove a sua mente, descarta, deleta, os pensamentos ou lembranças que lhe tira a paz, a esperança, o bom ânimo.

II. Atitudes mentais perigosas
Quando uma pessoa passa a manifestar certas afirmações generalizadas em determinados momentos, pode indicar que o seu estado mental está confuso, o que indica perigo. Exemplos:
  • Pensamentos negativos ou obsessivos sobre um acontecimento desagradável;
  • Radicalismo, inflexibilidade perante situações;
  • Espiritualizar tudo ou demonizar tudo;
  • Usar palavras como “nunca” e “sempre”;
  • Responsabilizar os outros pelos seus fracassos;
  • Se julgar vítima de tudo e de todos;
  • Tirar conclusões precipitadas.
Estas distorções do pensamento, se não corrigidas a tempo, pode produzir um desequilíbrio emocional e gerar diversas coisas negativas nos relacionamentos doméstico, social e profissional. Mudar o conteúdo mental não é fácil, mas também não é difícil, para tanto, você deve buscar ajuda e querer mudar o modo de pensar.

É importante considerar que o modo como uma pessoa faz leitura e interpretação da sua realidade e do mundo, pode gerar pensamentos equivocados que irão influenciar nos seus conceitos e definições sobre a vida, a realidade na qual está inserida. Portanto, é essencial desenvolver uma mente de poeta, ou seja, uma mente capaz de extrair o belo mesmo de situações, realidades ou coisas aparentemente desprovidas de beleza e bondade. Uma leitura positiva da vida é resultado de esperança, senso crítico aguçado, de fé.

III. Como desenvolver uma atitude mental positiva
Pense positivamente. Em suas reflexões sobre a vida, sobre situações difíceis, não foque a derrota, não seja precipitado em suas conclusões, mas contemple possibilidades, foque resultados positivos, seja mais moderado.

Não mantenha o foco no passado, pois você tem o presente e o futuro para percorrer e conquistar. Esqueça o passado e avança para as que estão adiante (Filipenses 3.13). Você não pode conquistar o futuro ocupado com o passado. Não permita que o passado gerencie seu presente e futuro.

Pense positivamente. Ocupe seu pensamento com coisas boas, de boa fama, boas virtudes e coisas que edificam, que constroem (Filipenses 4.8). Aprenda a fazer uma leitura positiva das coisas, da vida e das situações de momento. Sempre veja possibilidades e nunca a derrota, o fracasso. Jamais associe a sua vida com as dos outros. Cada pessoa é distinta da outra e os resultados dependem do modo de agir de cada um.

Acredite em suas capacidades, talentos e aprenda a gostar de desafios. Considere este princípio, você não tem problemas, mas você tem desafios. Os desafios que você tem, são oportunidades para que você revele, mostre, as suas virtudes, capacidades de realização. O mundo está diante de você, conquiste-o!!


Que este texto seja, de algum modo, um instrumento para o seu desenvolvimento, superação. Um grande abraço e sucesso na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário