Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória - Salmo 115:1

02 agosto 2013

Superando o Fracasso

De modo geral, fracasso, refere-se ao estado ou condição de não atingir um objetivo desejado ou pretendido. Pode ser visto como o oposto de sucesso. O fracasso é um fenômeno considerado acidente de percurso, pois ninguém planeja fracassar e que todo ser humano está sujeito a sofrer. Toda pessoa que explora o seu potencial está sujeita a fracassar, pois todas as nossas ações tem sua fraqueza. Ninguém gosta do fracasso e quando ele acontece o seu efeito pode ser devastador ou pode ser pedagógico, vai depender como cada pessoa encara o fracasso. Então o que fazer diante do fracasso?

I. BUSCAR ENTENDER O PORQUÊ DO FRACASSO
É fundamental manter a serenidade quando perceber que fracassou e aceitar que falhou, fazer uma leitura cuidadosa de toda ou todas as situações que contribuíram para o fracasso, reavaliar a metodologia empregada e fazer as correções necessárias. Se há possibilidade de reverter a situação, então deve estruturar uma estratégia para resgatar ou fazer aquilo que ainda pode ser feito.

Muitas pessoas deixam-se abater diante de um fracasso ou falha, se explodem ou implodem, entram em depressão, angústia e acabam desenvolvendo doenças psicossomáticas tais como: ulcera, gastrite, enxaqueca, insônia, diarreia, intestino preso, dor no corpo, problemas cardíacos e tantos outros. Tudo isto porque não sabem lidar com o fracasso.

O entendimento do porquê do fracasso é a melhor ferramenta para a superação, para o sucesso. Para tanto é importante ter humildade e coragem para encarar a situação de fracasso. Buscar ajuda, pesquisar, rever métodos, conceitos e encontrar o tempo propício para agir. Uma leitura crítica profunda, sincera é essencial para um bom entendimento das coisas.

II. FAZER DO FRACASSO UM ELEMENTO PEDAGÓGICO
Fracassar não significa que uma pessoa não tem competência, que não vale nada, mas tão somente que algo falhou, deu errado e precisa planejar melhor e ter um controle de qualidade melhor. Quando uma pessoa, diante do fracasso, emprega a autopunição, autodepreciação, ela está desviando foco das causas, das ações e processo que produziram o fracasso. Com isso ela acaba por travar-se e sua vida deixa de ser produtiva, perde qualidade e tudo se torna em lamentos.

É preciso manter o otimismo, a fé em si mesmo, confiar na capacidade pessoal, renovar os ânimos e ter fé no Senhor Jesus Cristo. Coragem, determinação, desejo de superação e vontade de aprender com o fracasso ou perde, falha são elementos essenciais para ter sucesso.

É importante rever as estratégias que foram empregadas para superar casos de falha ou fracasso no passado. Devemos aprender com os erros, falhas ou fracasso, pois esses tem um caráter pedagógico que poderá nos auxiliar no desenvolvimento e amadurecimento pessoal. Uma pessoa de sucesso é aquela que aceita a falha, procura aprender com ela, persegue o sucesso e não se dê por derrotada. Uma pessoa só é derrotada definitivamente quando perde a autoestima, a autoconfiança, a fé e o bom caráter. O fracasso ou falha oferece oportunidades para recomeçar, para aprimorarmos os nossos dons e talentos e para manifestarmos as nossas virtudes. Não existe fracasso maior do que a inércia diante do desafio. Aquela pessoa de iniciativa, de atitude positiva diante do desafio, que se esmera e luta em busca da superação, merece o respeito e a admiração de todos. Uma pessoa de sucesso é aquela que aprende com os erros e falhas e tira proveito destes para o aprimoramento pessoal e poder lograr êxito nos próximos desafios, empreendimentos. É importante salientar que, nós não temos problemas, temos desafios e precisamos saber agir e reagir perante eles, e saber administrá-los.

“Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixe” (Salmo 126.5-6).

É importante manter a cabeça erguida e lutar, sabendo que sucesso é conquista e não coisa que pode ser comprada em uma loja ou supermercado. Sucesso, também, não é hereditário, mas resultado de planejamento, perseverança, determinação, abnegação, fé, esmero e muita vontade de aprender. “...sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.” (Romanos 5.3-4).

Buscar ajuda para superar desafios não é ridículo ou indicador de incompetência, mas de humildade e vontade de aprender. Se a falta de conhecimento contribui para o seu fracasso, então leia muito sobre a questão, busca aprender com pessoas experientes e compartilhe suas dificuldades. Seja um eterno aprendiz!


CONCLUSÃO
O erro, a falha e ou fracasso são coisas que qualquer pessoa está sujeita a passar, faz parte do processo de viver e aprender. Devemos desenvolver expectativas realistas, ter coragem para empreender em que área for da nossa vida e ter consciência de possibilidades de falhar ou errar. Superar o fracasso é algo que exige de cada um de nós muita determinação, autoestima, autoconfiança, humildade, abnegação e vontade de aprender com as falhas. Somos pessoas humanas e como tal cometemos erros e falhas. Portanto não desista de seus planos e sonhos, mas lute, esmere para que eles se tornem realidades. “Tudo é possível ao que crer” – Senhor Jesus Cristo.

Sucesso é conquista, portanto, devemos buscar entender o porquê do erro e fracasso, ter senso crítico aguçado e fazer do fracasso um instrumento pedagógico para a superação. O fracasso é um desafio e como tal, nos oferece oportunidades para apresentarmos as nossas virtudes, talentos e valores. Espero ter contribuído um pouco para  a sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário